Workshop

Gerenciamento de Risco

Agradecemos a sua participação!

Você foi essencial no nosso debate sobre a gestão de riscos no turismo de Botucatu! A cultura da segurança é acima de tudo uma mudança de atitude diante dos riscos. Esperamos que tenha gostado da experiência e que leve consigo a importância da prevenção de acidentes. Convidamos você a enriquecer seus conhecimentos com os conteúdos que recomendamos a seguir.

Extreme Sports Biking
Snowboarding
Guia de implementação do SGS

Confira as etapas necessárias para colocar em prática o Sistema de Gestão da Segurança neste Guia publicado pelo SEBRAE e disponibilizado gratuitamente. Com explicações didáticas e exemplos reais, você irá compreender as etapas de um planejamento completo voltado para a segurança das atividades de turismo.

Baixe aqui o seu exemplar do Guia de implementação do SGS

Ebook Acidentes de Turismo: Casos Reais

Este livro incentiva o leitor à reflexão sobre a segurança no turismo. Consiste em três capítulos teóricos e 20 casos reais para estudo sobre suas causas e medidas de prevenção. Sua divulgação tem sido um grande sucesso e é a única publicação a tratar do tema no Brasil.

Garanta a sua cópia gratuita do Ebook Casos Reais

Extreme Sports Biking
Snowboarding
Artigos Técnicos

A nossa equipe de consultores reuniu para você os principais conhecimentos de base para trabalhar com segurança turística no seu destino. Entramos em detalhes sobre as exigências legais, as competências para o treinamento da equipe e os requisitos mínimos de uma boa sinalização de riscos.

Confira já e boa leitura!

Sobre a Associação Férias Vivas

Com o intuito de proteger vidas e orientar o maior número de pessoas em atividades de turismo e lazer, a Associação Férias Vivas foi criada em 2002 por Silvia Basile e Fernando Zacharias. Em prol da adoção de práticas seguras em atividades de turismo, são oferecidas soluções em diversas frentes:

Conheça mais sobre a Associação Férias Vivas aqui.

Extreme Sports Biking
Snowboarding
A prevenção de acidentes entrou em pauta de vez

Podemos ajudar a desenvolver ainda mais o seu potencial turístico. A Associação Férias Vivas é formada por consultores engajados em sensibilizar profissionais de turismo para a importância da gestão de riscos. Estamos à disposição para apresentar nossas soluções de sensibilização e capacitação. Entre em contato pelo email: contato@feriasvivas.org.br.

Revisão do Conteúdo

Neste Workshop de Gerenciamento de Risco analisamos onde se encontram os perigos mais comuns nas atividades turísticas e como evitá-los. Aprendemos a fazer um inventário de perigos e a como se planejar para evitar acidentes com os clientes. Confira ao lado as etapas pelas quais passamos.

  • Identificar as causas que dão origem aos perigos é importante para localizar a fonte de tais eventos indesejados e para adotar medidas de controle que possam reduzir a probabilidade ou a consequência de uma determinada ocorrência.

  • Analisar os riscos classificando os perigos em níveis de probabilidade e consequência.

  • Combinar a probabilidade de ocorrência de um determinado perigo com suas consequências. O resultado obtido dessa multiplicação permite definir os riscos prioritários.

  • Tratar os riscos com as ações que a empresa julga necessárias para reduzir tanto a probabilidade como a consequência de um acidente.

Instrutores

Aline Bammann

Associação Férias Vivas

Gestora de projetos e responsável pela comunicação institucional da Associação Férias Vivas, Aline Bammann possui experiência com projetos de alto impacto social. Sua trajetória profissional foi construída com uma forte ênfase em comunicação institucional e advocacy. Ela se dedica à elaboração de campanhas de sensibilização envolvendo a prevenção de riscos no setor de turismo. E possui larga experiência com palestras e campanhas de conscientização. Formada em Administração Pública, está se especializando em comunicação, informação e mídias pela Université Grenoble-Alpes.

Carla Minozzo

Associação Férias Vivas

Consultora especialista, Carla Minozzo liderou diversos projetos na área de gestão pública, como por exemplo o Planejamento Estratégico de Economia Criativa para a SDECTI/SP, enquanto esteve na Fundação Vanzolini. Foi consultora técnica e supervisora de campo do mapeamento das atividades e gastos de turistas para pesquisa de turismo internacional da FIPE/Mtur. Especialista em educação profissional, ações formativas e planejamento estratégico. Carla é graduada em Turismo pela ECA/USP e mestre em educação pela Universidade do Porto e pela Université de Reims.

Sabrina Saltori

Associação Férias Vivas

Integrante do programa de estágio e pesquisa na Associação Férias Vivas, Sabrina Saltori dedica seu tempo à elaboração de artigos técnicos. No dia-a-dia, busca a democratização do conhecimento de temas voltados à gestão de riscos para o site da Férias Vivas Consultoria. Desenvolveu sua experiência com gestão de projetos quando foi presidente do Interact Club de Jundiaí, patrocinado pelo Rotary Club. Enquanto estudante de bacharelado em Turismo, recebeu o prêmio Anhembi Honors da Universidade Anhembi Morumbi. Hoje realiza pesquisas acadêmicas sobre o tema da segurança turística com enfoque municipal.

Silvia Basile

Associação Férias Vivas

Diretora-presidente da Associação Férias Vivas, Silvia Basile é reconhecida nacionalmente pela sua participação na criação de padrões internacionais de segurança no turismo. É coordenadora da norma ABNT NBR ISO 21.101 Sistema de Gestão de Segurança para Turismo de Aventura e foi responsável pelo primeiro projeto de implementação dos protocolos de gestão da segurança em Socorro/SP. Contribui com sua expertise para o desenvolvimento de ações de segurança turística. Silvia é arquiteta de formação e possui MBA em Direção de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado.

Depoimentos sobre as nossas capacitações

O tema foi bastante cativante. Ressalta-se neste espaço a iniciativa brilhante da Férias Vivas em tratar de um tema muito esquecido no pais que é a prestação de serviço com segurança na área de turismo. Também, há de se levar em conta a metodologia utilizada na capacitação complementada com levantamentos e bancos de dados .

Irineu de Souza Barros

A capacitação me surpreendeu, pois conseguiu explorar muito bem o tema de forma dinâmica. Acredito que a expertise da Férias Vivas sobre o assunto seja o principal facilitador e atrativo da performance de todos durante a capacitação. Acredito que é um tema pertinente alertar para os riscos que o mal planejamento oferece.

Gabriela Caroline de Lima

Muito boa a capacitação que prepara para desenvolver as atividades turísticas com qualidade e segurança. Foi bem interessante e importante para prevenção de acidentes e gestão de segurança. trabalhei a problematização /hipótese e quais seriam as soluções vislumbradas para o estudo de caso do Pico do Marins.

Elias José dos Santos

Conheça o
APP EU VIVI

Uma iniciativa inédita de mapeamento da segurança em atividades turísticas.

O APP EU VIVI é uma ferramenta colaborativa idealizada pela Associação Férias Vivas que é fundamental na prevenção dos acidentes e para qualquer planejamento na área turística.

Google Play
App Store

Conheça o
APP EU VIVI

Uma iniciativa inédita de mapeamento da segurança em atividades turísticas.

O APP EU VIVI é uma ferramenta colaborativa idealizada pela Associação Férias Vivas que é fundamental na prevenção dos acidentes e para qualquer planejamento na área turística.

Google Play
App Store