Workshop

Gerenciamento de Risco

Agradecemos a sua participação!

Você foi essencial no nosso debate sobre a gestão de riscos no turismo de Botucatu! A cultura da segurança é acima de tudo uma mudança de atitude diante dos riscos. Esperamos que tenha gostado da experiência e que leve consigo a importância da prevenção de acidentes. Convidamos você a enriquecer seus conhecimentos com os conteúdos que recomendamos a seguir.

Extreme Sports Biking
Snowboarding
Guia de implementação do SGS

Confira as etapas necessárias para colocar em prática o Sistema de Gestão da Segurança neste Guia publicado pelo SEBRAE e disponibilizado gratuitamente. Com explicações didáticas e exemplos reais, você irá compreender as etapas de um planejamento completo voltado para a segurança das atividades de turismo.

Baixe aqui o seu exemplar do Guia de implementação do SGS

Ebook Acidentes de Turismo: Casos Reais

Este livro incentiva o leitor à reflexão sobre a segurança no turismo. Consiste em três capítulos teóricos e 20 casos reais para estudo sobre suas causas e medidas de prevenção. Sua divulgação tem sido um grande sucesso e é a única publicação a tratar do tema no Brasil.

Garanta a sua cópia gratuita do Ebook Casos Reais

Extreme Sports Biking
Snowboarding
Artigos Técnicos

A nossa equipe de consultores reuniu para você os principais conhecimentos de base para trabalhar com segurança turística no seu destino. Entramos em detalhes sobre as exigências legais, as competências para o treinamento da equipe e os requisitos mínimos de uma boa sinalização de riscos.

Confira já e boa leitura!

Sobre a Associação Férias Vivas

Com o intuito de proteger vidas e orientar o maior número de pessoas em atividades de turismo e lazer, a Associação Férias Vivas foi criada em 2002 por Silvia Basile e Fernando Zacharias. Em prol da adoção de práticas seguras em atividades de turismo, são oferecidas soluções em diversas frentes:

Conheça mais sobre a Associação Férias Vivas aqui.

Extreme Sports Biking
Snowboarding
A prevenção de acidentes entrou em pauta de vez

Podemos ajudar a desenvolver ainda mais o seu potencial turístico. A Associação Férias Vivas é formada por consultores engajados em sensibilizar profissionais de turismo para a importância da gestão de riscos. Estamos à disposição para apresentar nossas soluções de sensibilização e capacitação. Entre em contato pelo email: contato@feriasvivas.org.br.

Revisão do Conteúdo

Neste Workshop de Gerenciamento de Risco analisamos onde se encontram os perigos mais comuns nas atividades turísticas e como evitá-los. Aprendemos a fazer um inventário de perigos e a como se planejar para evitar acidentes com os clientes. Confira ao lado as etapas pelas quais passamos.

  • Identificar as causas que dão origem aos perigos é importante para localizar a fonte de tais eventos indesejados e para adotar medidas de controle que possam reduzir a probabilidade ou a consequência de uma determinada ocorrência.

  • Analisar os riscos classificando os perigos em níveis de probabilidade e consequência.

  • Combinar a probabilidade de ocorrência de um determinado perigo com suas consequências. O resultado obtido dessa multiplicação permite definir os riscos prioritários.

  • Tratar os riscos com as ações que a empresa julga necessárias para reduzir tanto a probabilidade como a consequência de um acidente.

Instrutores

Aline Bammann

Associação Férias Vivas

Gestora de projetos e responsável pela comunicação institucional da Associação Férias Vivas, Aline Bammann possui experiência com projetos de alto impacto social. Sua trajetória profissional foi construída com uma forte ênfase em comunicação institucional e advocacy. Ela se dedica à elaboração de campanhas de sensibilização envolvendo a prevenção de riscos no setor de turismo. E possui larga experiência com palestras e campanhas de conscientização. Formada em Administração Pública, está se especializando em comunicação, informação e mídias pela Université Grenoble-Alpes.

Carla Minozzo

Associação Férias Vivas

Consultora especialista, Carla Minozzo liderou diversos projetos na área de gestão pública, como por exemplo o Planejamento Estratégico de Economia Criativa para a SDECTI/SP, enquanto esteve na Fundação Vanzolini. Foi consultora técnica e supervisora de campo do mapeamento das atividades e gastos de turistas para pesquisa de turismo internacional da FIPE/Mtur. Especialista em educação profissional, ações formativas e planejamento estratégico. Carla é graduada em Turismo pela ECA/USP e mestre em educação pela Universidade do Porto e pela Université de Reims.

Sabrina Saltori

Associação Férias Vivas

Integrante do programa de estágio e pesquisa na Associação Férias Vivas, Sabrina Saltori dedica seu tempo à elaboração de artigos técnicos. No dia-a-dia, busca a democratização do conhecimento de temas voltados à gestão de riscos para o site da AFV Consultoria. Desenvolveu sua experiência com gestão de projetos quando foi presidente do Interact Club de Jundiaí, patrocinado pelo Rotary Club. Enquanto estudante de bacharelado em Turismo, recebeu o prêmio Anhembi Honors da Universidade Anhembi Morumbi. Hoje realiza pesquisas acadêmicas sobre o tema da segurança turística com enfoque municipal.

Silvia Basile

Associação Férias Vivas

Diretora-presidente da Associação Férias Vivas, Silvia Basile é reconhecida nacionalmente pela sua participação na criação de padrões internacionais de segurança no turismo. É coordenadora da norma ABNT NBR ISO 21.101 Sistema de Gestão de Segurança para Turismo de Aventura e foi responsável pelo primeiro projeto de implementação dos protocolos de gestão da segurança em Socorro/SP. Contribui com sua expertise para o desenvolvimento de ações de segurança turística. Silvia é arquiteta de formação e possui MBA em Direção de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado.

Depoimentos sobre as nossas capacitações

O tema foi bastante cativante. Ressalta-se neste espaço a iniciativa brilhante da Férias Vivas em tratar de um tema muito esquecido no pais que é a prestação de serviço com segurança na área de turismo. Também, há de se levar em conta a metodologia utilizada na capacitação complementada com levantamentos e bancos de dados .

Irineu de Souza Barros

A capacitação me surpreendeu, pois conseguiu explorar muito bem o tema de forma dinâmica. Acredito que a expertise da Férias Vivas sobre o assunto seja o principal facilitador e atrativo da performance de todos durante a capacitação. Acredito que é um tema pertinente alertar para os riscos que o mal planejamento oferece.

Gabriela Caroline de Lima

Muito boa a capacitação que prepara para desenvolver as atividades turísticas com qualidade e segurança. Foi bem interessante e importante para prevenção de acidentes e gestão de segurança. trabalhei a problematização /hipótese e quais seriam as soluções vislumbradas para o estudo de caso do Pico do Marins.

Elias José dos Santos

Conheça o
APP EU VIVI

Uma iniciativa inédita de mapeamento da segurança em atividades turísticas.

O APP EU VIVI é uma ferramenta colaborativa idealizada pela Associação Férias Vivas que é fundamental na prevenção dos acidentes e para qualquer planejamento na área turística.

Google Play
App Store

Conheça o
APP EU VIVI

Uma iniciativa inédita de mapeamento da segurança em atividades turísticas.

O APP EU VIVI é uma ferramenta colaborativa idealizada pela Associação Férias Vivas que é fundamental na prevenção dos acidentes e para qualquer planejamento na área turística.

Google Play
App Store