Desafios e Soluções no Turismo Rural: especial segurança

Você está trabalhando segurança na sua região em especial em atrativos de Turismo Rural?

Sabemos que é um grande desafio para os gestores do Setor de Turismo, mas pode ficar tranquilo, queremos te mostrar como é possível superar alguns. Há algumas resistências, mas não é impossível.  

Como  sabemos o sistema de Gestão de Segurança é muito importante, assim fomos ao interior de São Paulo para falarmos sobre segurança e mostrarmos os desafios e as conquistas. 

Em uma conversa com o turismólogo Flávio, que trabalha na Secretaria de Turismo cidade de Itu, foram discutidos os temas sobre os desafios enfrentados pela gestão pública com relação a segurança no Turismo Rural e como em Itu conseguiram superar alguns desses muitos desafios. 

A cidade de Itu é uma Estância Turística desde 1979 e foi a terceira do Estado de São Paulo, então os desafios não faltaram para serem superados, mas sempre existem novos para encararmos.

Desafios com a segurança turística na Gestão Pública

É perceptivil a falta de conscientização por parte dos empresários quando o assunto são os cursos de capacitação para receberem de forma responsável os turistas. Ainda que a cidade possua cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), os proprietários dos atrativos se mostram resistentes à ideia.

De acordo com Flávio, o motivo dessa resistência provém de “Apenas falta de interesse mesmo de alguns, acham desnecessário”. Assim como acham desnecessário fazer o cadastro no CADASTUR (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) do Ministério do Turismo.

Desafios para capacitação de guias de turismo

Outro desafio é a capacitação dos guias de turismo, principalmente quando o guia já é morador da cidade. Esse profissional acha que sabe e conhece tudo pois cresceu lá, mas o conhecimento e a formação vão muito além de só vivência.

Para o turismólogo, esse desafio foi fácil de ser superado em Itu, todos os guias são credenciados. Esse processo começou no ano 2000 e hoje todos fazem parte do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), criaram também uma Associação de Guias da cidade de Itu e fazem análises periódicas sobre suas atuações.

Resistência de moradores para o turismo

Qual o trabalho feito na sua cidade junto aos moradores para conscientização da importância do Turismo na região e como esse Setor da economia ajuda o município na arrecadação de receitas? 

Para Flávio, não existe resistência dos moradores, mas sim um desconhecimento, ou falta de interesse na percepção de como esse Setor da economia é um potencial gerador de empregos e que engloba vários setores da cadeia produtiva do Município, abrindo portas e oportunidades.

Como exemplo, Itu tem o Parque Maeda que gera mais de 300 empregos diretos, mas muitos veem com indiferença, pois acham que a primeira geração de emprego que foi a indústria, permanece até os dias atuais, e não veem o Turismo como força de trabalho e  fonte de renda potencial. Sendo que muitos trabalham em setores que estão totalmente envolvidos no processo, como restaurantes, hotéis, lanchonetes etc.

Capacidade de carga e os desafios para controlar o fluxo de turistas

Quando estamos lidando com ser humano, é preciso muito tato para conseguir mudar seus pensamentos e fazer com que entenda a importância de mudanças em suas atuações, e isso é bem desafiador. E cabe a você gestor, mostrar como a mudanças de atitudes mudem melhorar a imagem da cidade e logo do atrativo rural também.

É preciso que os empresários do turismo rural tenham controle da capacidade de carga de seus atrativos e passem essa informação ao gestor do Município, é preciso fazer com que enxerguem que essas informações não estão ligadas a aumento de tributos, é importante para eles terem controle em suas propriedades e poderem melhorar a hospitalidade. E ajuda na sustentabilidade do Município.

Passe para eles a importância de fazerem o cadastro no CADASTUR, o Observatório de Turismo da região precisa ter esses dados. O Plano Diretor do Município tem que estar sempre renovando os dados e isso ajuda uma visualização maior do potencial turístico da região.

No caso, a região de atuação do meu entrevistado também sofre com essa resistência, mesmo sendo sua região bem conhecida no turismo.

Desafios para passar aos turistas as vestes adequadas para prática de algumas atividades.

Senhor gestor, na sua opinião somente as localidades que trabalham em seus atrativos com turismo de aventura que devem usar equipamentos de segurança em suas atividades, por menor que seja o risco?

Tenho certeza que concordamos que qualquer atividade, por menor que seja, não utilizando até um calçado adequado, pode causar um acidente.

Talvez por falta de conhecimento dos riscos, aí entra você gestor, com toda a sua experiência e conhecimento, ser aquele que vai conscientizar os empresários dos atrativos da sua região.

Já segundo o turismólogo que entrevistamos, alguns atrativos em Itu tem cavalgadas, mas não usam o capacete nos turistas, com certeza por desconhecerem a necessidade e não por negligência, e em outras regiões que fazem cavalgadas também não usam.

Isso  também serve  de alerta  para pensar nos atrativos que tem cachoeiras, mais uma vez, coloque seus conhecimentos em prática.

Exemplo de Itu, estão fazendo o cicloturismo em área rural, um turismo sustentável, e os participantes usam capacete, uma iniciativa da Secretaria de Turismo, modelos assim precisam ser seguidos.

Desafio para fiscalizar os atrativos em relação a equipamentos de segurança

Sei como deve ser difícil para você gestor essa parte de fiscalização, muitas vezes sua mão de obra é escassa, e os que têm estão sobrecarregados, mas para o bem e crescimento turístico da sua região, essa fiscalização é fundamental.

Quando for atualizar e renovar os dados do Plano Diretor do seu município e colocar esse seu empenho com o Sistema de Gestão de Segurança nos atrativos da região, certeza que irão olhar para vocês com outros olhos e vão valorizar esse seu empenho na melhoria  e consolidação do turismo Rural da sua região, e os empresários só terão que  te agradecer pela valorização dos empreendimentos.

Em Itu, por exemplo, na zona urbana a sinalização já padronizada, e para a zona rural onde estão os atrativos,estão trabalhando para padronizar a sinalização, que também é um equipamento de segurança muito importante.

De acordo com Flávio, são 500 km de estradas rurais em sua região, e que quando chove o acesso é difícil, os veículos podem atolar, mais uma vez  você gestor faz a diferença na melhoria e consolidação do Turismo Rural na sua região.

 

Estudo de caso: Eles conseguiram superar alguns desafios.

É difícil fazer com que os empresários, em especial os do Turismo Rural, enxerguem a importância de terem em seus atrativos um Sistema de Gestão de Segurança ativo, então você gestor precisa mostrar a eles que é preciso implantar esse sistema, além do cuidado com a segurança e riscos, vai ajudá-los a colocar o atrativo em evidência e seu Município também.

Os desafios existem, mas não são insuperáveis, outros Municípios conseguiram e estão em evidência no Turismo Rural, podemos ver a região de Itu, claro que ainda com alguns desafios, mas com muitos já superados.

Então só falta você gestor, chamar os empresários e juntos trabalharem a segurança do Turismo Rural na sua região para atraírem mais e mais turistas, e a melhor propaganda é o boca a boca.

Sua cidade com uma boa infra estrutura e segurança vai ser exemplo no  Turismo Rural. 

Sobre a consultoria

Silvia Basile

Constituímos, em 2002, a Associação Férias Vivas que já trabalhou na elaboração de 41 Normas Técnicas ABNT NBR de Turismo de Aventura, sendo 17 Normas Técnicas internacionais ABNT NBR ISO. Junto com embaixadores e parceiros, criamos assim padrões de qualidade e segurança nas atividades de turismo no Brasil. Em 20 anos de atuação na área de conscientização e prevenção de acidentes no turismo, esta vivência proporcionou aos consultores da Associação Férias Vivas a capacidade analítica e a experiência prática para a implantação de projetos de gerenciamento de risco em destinos de turismo. Nossa articulação com o setor público se faz eficaz ao comprovar que iniciativas de sensibilização e gestão da segurança são essenciais para o desenvolvimento responsável do turismo.

  • sbasile@feriasvivas.org.br