Nos dias atuais o turismo rural vem se consolidando como um forte segmento na área de lazer e entretenimento. São muitos os motivos pelos quais as pessoas começaram a dar preferência para esses destinos, seja para descanso, contato direto com a natureza, fugir da correria das metrópoles e desligamento da vida urbana.

A aplicação da atividade turística em áreas rurais e a valorização ambiental, para você que é um empresário do ramo, abriu um leque de oportunidades ao pequeno, médio e grande produtores rurais. Você estará conciliando a sua atividade rural ao turismo, e  ajudando sua região  a ficar conhecida e a se desenvolver economicamente.

Com o aumento da atividade turística em áreas rurais, é necessário que você esteja preparado para receber o visitante, concorda? A preocupação com o investimento no  bem-estar do visitante não pode ser momentânea,  deve ser sempre uma prioridade..

É importante, você empresário, estar alerta com as obrigações que  deve seguir, uma vez que o empreendimento é utilizado para a comercialização de produtos turísticos, e a responsabilidade é de quem oferece o serviço.

E dar segurança é mostrar sua qualidade e atuação responsável na sua propriedade, e isso está ao seu alcance.

Conhecendo os seus visitantes

Você sabe qual o perfil dos turistas que visitam seu destino? 

Sejam famílias com crianças pequenas, casais, viajantes solos, grupos de amigos, o fato é que todos querem se afastar do corre-corre e do estresse da vida urbana se conectando com a natureza.

Faça uma breve avaliação na chegada do seu cliente, pergunte qual a melhor forma de fazer com que sua estadia seja a mais agradável possível. São pequenos gestos que agradam e dão a sensação de ser especial.

E o seu investimento pode trazer isso e muito mais para satisfazer esse público a procurar seu atrativo com mais frequência e não apenas em épocas pontuais.

Na sua região é como em boa parte do país em que o público que busca essa vivência rural são famílias com filhos? Se for o caso, sabemos que as crianças precisam de mais atenção nos passeios e nas atividades propostas, e estarem com monitores dando apoio faz com que os pais se sintam mais confortáveis. 

Por exemplo, muitos meios de hospedagem são fazendas que oferecem experiências de contato com animais, nesse caso é preciso orientar a forma correta ao acariciar, ou alimentar o animal para que ele não se assuste e a experiência seja positiva para todos.

Contato com os animais

Vamos conhecer como o Campo dos Sonhos, referência quando o assunto são atividades turísticas seguras, opera o contato entre o visitante e os animais  com monitores que acompanham o grupo e orientam a forma correta desse contato para que o animal não se assuste e a interação seja prazerosa para todos. Veja como seu investimento nesse profissional pode te dar um bom retorno.

https://campodossonhos.com.br/_atividades/visita-monitorada

Exemplos de investimentos com sucesso no turismo rural

Vamos conhecer o Hotel Fazenda Gamela

O Hotel Fazenda Gamela é um dos maiores parques de aventura do país. Localizado em Cantagalo, no interior do Rio de Janeiro, o ambiente conta com uma linda mata nativa preservada e ampla estrutura que proporcionam o contato com diversos animais e a flora local. 

Além das suas belezas naturais, Gamela Eco Resort se destaca por possuir uma política de segurança bem aplicada. O hotel foi o primeiro no Brasil a ser certificado pela norma ABNT no Sistema de Gestão da Segurança em Turismo Rural ligado ao Turismo de Aventura.

“A FAZENDA GAMELA ECO RESORT ESTABELECE UMA POLÍTICA DA SEGURANÇA PARA ASSEGURAR QUE AS PRÁTICAS DE ATIVIDADES DE TURISMO DE AVENTURA ESTEJAM DE ACORDO COM OS REQUISITOS DA NORMA ABNT NBR ISO 21101.” – https://gamela.com.br/politica-segura.asp

A Norma ABNT NBR ISO 21101 do turismo de aventura, implica sempre que a empresa comprometa-se com: Satisfação do Cliente, Meio Ambiente, Legislação, Comprometimento Social. 

Colocar o planejamento como prioridade e implementar o Sistema de Gestão de Segurança, compromete na valorização do empreendimento perante aos turistas e ao mercado.

Exemplo de investimento no atendimento

Fazenda Capoava

Fica pertinho de Itu, próximo a Mata Atlântica. Nesse caso temos um outro exemplo de capacitação em qualificação de atendimento, o que também é de extrema importância essa preocupação com a hospitalidade.

Vale lembrar que os investimentos em qualidade podem reverter em prêmio, a Fazenda recebeu o prêmio Travellers’ Choice, concedido pelo TripAdvisor, pelo trabalho em  manter a excelência em todo o  atendimento.

As Boas Práticas no Turismo Rural se faz com um bom planejamento e investimentos na propriedade, dando a você e principalmente ao visitante a certeza de uma experiência   satisfatória em um ambiente que proporciona  um turismo de qualidade.

Sinalização em ambientes rurais 

O sucesso da atividade turística rural está em orientar e determinar os pontos que podem ser frequentados na propriedade, visitantes à procura de aventura desconhecem a propriedade e quais lugares podem, ou não serem visitados, cabendo então a sua administração fazer uma boa sinalização.

Assim, nos momentos de em que estiverem sozinhos vão saber os limites de suas caminhadas.

Capacitação 

Outro investimento importante que você pode considerar é a capacitação de guias, condutores e monitores. Seus colaboradores precisam conhecer a propriedade para poderem dar informações corretas aos seus visitantes, bem como estarem preparados para conduzi-los nas trilhas, rios e cachoeiras (caso tenha), e se houver o oferecimento de atividade ligadas ao ecoturismos como arvorismo, tirolesas, canoagem, rafting etc.

Como exemplo da preocupação com capacitação temos a cidade de Valinhos. A Prefeitura de Valinhos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae e o  Sindicato Rural, desenvolveram um programa para capacitação  de monitores e guias no turismo rural da região .

Foram 36h de atividades práticas e teóricas com o objetivo de deixá-los aptos a acompanharem a visita de turistas nas propriedades de turismo do meio rural de acordo com as técnicas recomendadas e oferecerem um turismo de qualidade a todos que visitarem a cidade.

Foi feita uma visita guiada com convidados em um atrativo para colocarem em prática todo o conteúdo trabalhado durante a capacitação.

Segurança, investimento lucrativo no Turismo Rural

Riscos nas atividades sempre vão existir, mas é preciso estar preparado para eles de modo a minimizar a possibilidade de se tornarem reais, e caso venham a ocorrer que seus efeitos não sejam traumáticos. 

É importante elaborar o cenário de cada atividade, pontuando suas vulnerabilidades. A política de segurança que cada empresário estabelece previne, controla e minimiza as consequências de um acidente.

Então como o empresário do seu destino pode trabalhar segurança? 

Investir na segurança de uma propriedade que trabalha com o turismo rural e ter uma equipe especializada em prevenção é pensar no crescimento do seu atrativo a longo prazo se consolidando no segmento. 

A segurança é prioritária para quem viaja, é um fator de grande valor para o turista, sendo assim é um ponto positivo para atrair mais turistas e com isso ter um retorno positivo do que se investiu em segurança.

Um exemplo são alguns prefeitos que se uniram e criaram uma associação, a AMITESP (Associação Turística do Estado de São Paulo) com o objetivo de ajudar cidades que tenham interesse em ter titulação de MIT. Municípios pequenos veem no turismo a única forma de desenvolvimento da economia local.

No trabalho publicado por APAULISTA … “O prefeito Altair Francisco Silva da cidade de Agudos/SP, planejou investir em obras de aprimoramento da atividade turística e melhorar a estrutura receptiva para aumentar e qualificar o fluxo de turistas, estruturou praças e espaços públicos, melhorou  a sinalização urbana, colocou painéis de led nos portais de entrada da cidade e fez melhorias nas vias urbana e rural.”

É um bom exemplo de investimento visando lucro futuro, as melhorias ajudam no crescimento do turismo rural e da economia local.

A parceria entre o poder público e o empresário é muito importante nesse plano de investimento para consolidação do turismo rural.

O Turismo Rural, vem se consolidando por estar valorizando o patrimônio cultural e natural como oferta turística e as pessoas estão comprando e aprovando essa iniciativa. Assim como é preciso valorizar e preservar mais ainda a integridade moral e física das pessoas,  valorizando a experiência do cliente e o  colocando em primeiro lugar.

Será que o seu atrativo turístico está preparado para praticar esse segmento tão importante para o turismo na sua região?

Sobre a consultoria

Silvia Basile

Constituímos, em 2002, a Associação Férias Vivas que já trabalhou na elaboração de 41 Normas Técnicas ABNT NBR de Turismo de Aventura, sendo 17 Normas Técnicas internacionais ABNT NBR ISO. Junto com embaixadores e parceiros, criamos assim padrões de qualidade e segurança nas atividades de turismo no Brasil. Em 20 anos de atuação na área de conscientização e prevenção de acidentes no turismo, esta vivência proporcionou aos consultores da Associação Férias Vivas a capacidade analítica e a experiência prática para a implantação de projetos de gerenciamento de risco em destinos de turismo. Nossa articulação com o setor público se faz eficaz ao comprovar que iniciativas de sensibilização e gestão da segurança são essenciais para o desenvolvimento responsável do turismo.

  • sbasile@feriasvivas.org.br