Project Description

NATAL – RN

O QUE SABER ANTES DE IR

A cidade de Natal possui uma natureza espetacular. Com uma vida noturna muito agradável em meio a brisa do mar, você encontra o descanso perfeito após um dia de repleto de atividades. Desde um passeio de buggy pelas dunas de Genipabu a um mergulho entre peixes e Corais de Maracajaú, os cenários são idílicos. Os pontos turísticos são próximo um do outro e é fácil de incorporar cada um deles no seu plano de viagem.

Quanto mais se informar e pesquisar, melhores serão as suas chances de escolher um bom custo-benefício. Fique sempre atento à capacitação dos profissionais antes da contratação de sua viagem. Um profissional credenciado oferecerá maior tranquilidade para a sua viagem. E a cidade de Natal conta com um grande número de guias registrados no Cadastur.

DICAS PRECIOSAS

  1. Quem possui costume de viajar sozinho não deve se esquecer de informar alguém sobre seus planos. Esta medida de precaução será essencial em caso de emergências.
  2. Sempre fique atento às condições climáticas no período de sua viagem, se estiver com o tempo nublado melhor procurar passeios que não sejam na natureza.
  3. Nas férias, mantenha os mesmos cuidados que toma no dia-a-dia. Certifique-se que você está em boas condições físicas e mentais para realizar as atividades.
  4. Busque uma agência de viagem que se preocupa com sua segurança.

Falar sobre integridade física ao planejar uma viagem pode parecer um exagero para quem olha o mercado de turismo de fora. Porém, quem acompanha a Associação Férias Vivas sabe que a quantidade de guias piratas, hotéis irregulares e agências negligentes é gigantesca. A Associação Férias Vivas já acompanhou mais de 3860 acidentes de turismo. Suas causas estão relacionadas à falta de sinalização, à incapacitação dos profissionais locais e à imprudência de alguns turistas.

O que mais chama atenção é que 99% dos acidentes de turismo poderiam ser evitados.

Com a quantidade imensa de empresas na web, fica difícil para nós como turistas separar as empresas que são legítimas daquelas que estão colocando sua vida em risco. Conheça a consultoria da UPack Experiências e Vivências para montar a sua viagem com tranquilidade.

A UPack Experiências e Vivências apoia a nossa causa, pois acredita que o turismo e a segurança andam de mãos dadas. Trabalhamos em parceria para que cada atividade seja planejada de modo seguro e com responsabilidade. O lucro da agência de viagens é destinado para manter as ações de conscientização realizadas pela Associação Férias Vivas.

NATAL – RIO GRANDE DO NORTE

Natal possui um clima invejável. Apelidada de Cidade do Sol, ela possui o clima perfeito para aproveitar todos os dias das suas férias. A vida noturna da cidade em Ponta Negra é muito agradável em meio à brisa do mar. O planejamento das atividades diárias fica dividido entre os roteiros ao norte e os roteiros ao sul de Natal.

Ao Norte, temos as belas dunas de Genipabu. A praia é um dos cartões postais mais famosos do Rio Grande do Norte e cenário dos tradicionais passeios de buggy (leia nossas orientações ao final do artigo). Ao norte também ficam os passeios de escuna para ver os peixes de Maracajaú. Vale sempre conferir a previsão do tempo. Em duas chuvosos e de mar agitado, a visibilidade fica perdida.

Já ao sul, estão os roteiros românticos. Os grandes destaques turísticos são a a Praia da Pipa e a Praia do Amor em Tibau do Sul. Toda a extensão do litoral é muito impactante e os locais são fáceis de chegar de carro. Mas algumas praias possuem acesso íngreme, como a Baía dos Golfinhos, cujo acesso é feito por uma escada de cerca de 150 degraus. Portanto, é importante incluir informações sobre a acessibilidade ao montar seu plano de viagem.

Se você mora num grande centro urbano, irá se apaixonar rapidamente por Natal. O legítimo jeito bem educado e a simpatia do potiguar conquistam o viajante. A magia também está nas pequenas surpresa. Peça referências de um bom restaurante de comida caseira e não irá se arrepender. Os locais também podem ajudá-lo a saber se é época da visita dos golfinhos selvagens no litoral.

Busque se informar sobre atualizações de abertura e protocolos de segurança de cada local visitado diretamente com os operadores.

PASSEIOS DE 4×4

A sua segurança dependerá 100% do serviço contratado

Acidentes envolvendo buggys ou quadriciclos estão se tornando cada vez mais comuns na região. Como os mirantes nas falésias não possuem proteção, toda cautela é válida nos roteiros 4×4.

Você como turista responsável e consciente, sob nenhuma hipótese, poderá contratar o passeio apenas pensando no menor custo. Saiba negociar, mas não escolha só pelo preço. Fuja de acordos com motoristas informais ou veículos irregulares. É de responsabilidade dos consumidores procurarem uma agência registrada no CADASTUR.

Hoje, a gestão de riscos ainda é um tema pouco discutido pelo fato de não haver uma divulgação ampla dos acidentes de turismo. Passa-se uma impressão errada de que se trata de um problema esporádico. Por isso fique atento, acompanhe nossos conteúdos e entre em contato se tiver dúvidas.

Para ter uma viagem segura, contrate apenas motoristas e guias locais devidamente registrados no Cadastur do Ministério do Turismo.
ALERTA
0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos