Project Description

NORMAS ABNT

A Associação Férias Vivas possui a coordenação da Comissão de Estudos de Gestão da Segurança, responsável pela principal norma de regulamentação do setor de turismo.

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, que, por meio do Comitê Brasileiro de Turismo, elabora normas técnicas que contribuem para o desenvolvimento do setor, criando meios para que o turista receba uma prestação de serviços com qualidade e segurança.

Em 2017, recebemos em nossa sede 34 reuniões de elaboração das normas ABNT NBR do Comitê Brasileiro de Turismo.

Passamos ainda a sediar as reuniões das sete Comissões de Estudo de Turismo de Aventura que estão ativas com trabalhos em andamento e assumimos as coordenações das comissões de Espeleoturismo e turismo com atividades de Canionismo e de Turismo com Veículos Motorizados, que se somaram à coordenação já existente da Comissão de Estudos de Gestão da Segurança, responsável pela principal norma de regulamentação do setor.

Foram marcos desse trabalho, no âmbito de suas respectivas normas, a restrição da atividade de quadriciclo para menores de 16 anos, a exigência de cabeamento duplo para tirolesas acima de 300 metros, a não recomendação de saltos de bungee jump ancorados em pontes e a criação de um requisito que tornou obrigatório o contato visual constante dos líderes da organização com os participantes durante as operações turísticas de descidas de cânions e cachoeiras.

Conseguimos atualizar todas as normas NBR ISO que estavam desatualizadas. Mas esse trabalho não acaba nunca e já estamos trabalhando em uma NBR novinha. Obrigado a todos que se dedicam de corpo e alma nessa tarefa.

FERNANDO MARTINS • COORDENADOR DA COMISSÃO ABNT DE MERGULHO RECREATIVO