Project Description

RELATÓRIO BRASILEIRO DE ACIDENTES NO TURISMO

Qualquer movimento no sentido de se implantar algum programa de qualidade e segurança do turismo no Brasil passa pela necessidade de informações sérias, que possam oferecer um panorama real da situação. Atualmente o que impera é a mentalidade do “deixa pra lá” em relação ao registro de acidentes no turismo, como se ignorar a realidade pudesse magicamente transformá-la.

Iniciamos em 2002 o projeto de mapeamento dos acidentes do turismo brasileiro, indo a fundo na análise sobre suas causas e medidas efetivas de prevenção. Esses dados foram coletados através de levantamentos na imprensa nacional e de depoimentos pessoais por meio do Aplicativo Eu Vivi. Os dados abaixo são fruto do levantamento de 18 anos de acidentes de turismo no Brasil, divulgados em 24 de julho de 2020.

dados sobre acidentes no turismo

MONITORAMENTO

Foram mais de mais de 3.960 casos acompanhados de 2002 a 2020. Algumas situações chamaram nossa atenção pela recorrência. Com base na análise desses casos, temos resultados estarrecedores sobre a quantidade de erros de operação envolvidos nos acidentes. Conclui-se que 49% dos casos envolveram algum grau de imperícia do profissional contratado, enquanto que 70% dos acidentes ocorreram por negligência do prestador de serviço. O descaso com equipamentos de proteção também é grande, principalmente se considerarmos as falhas no uso (57%) e a ausência de equipamentos de proteção (77%). Alarmantes 93% dos acidentes ocorreram em lugares sem qualquer sinalização de risco.

O PODER DA INFORMAÇÃO

O grande desafio que se instala neste momento é conscientizar as pessoas ligadas ao turismo de que o registro de acidentes é importante na profissionalização da atividade.

Para poder evoluir, temos que medir. Até para definir prioridades e estratégias de mudança. É preciso, portanto que os fornecedores de serviços turísticos assumam o papel que lhes cabe neste cenário de franco desenvolvimento, encarando os problemas e compartilhando as conquistas na certeza de que estaremos construindo novos caminhos para que milhares de vidas sejam respeitadas e preservadas. A missão da Associação Férias Vivas tem sido a de apresentar a realidade que enfrentamos para criar uma nova consciência. O Relatório Brasileiro de Acidentes no Turismo teve um importante avanço com o lançamento da plataforma online de registro de ocorrências de acidentes, disponibilizada em nuvem para o engajamento de todos os voluntários.

O levantamento de casos de acidentes em turismo realizado por nossa equipe é consolidado semestralmente em um relatório estatístico, usado pela nossa rede de consultores para embasar novas ações e políticas públicas para prevenção de acidentes. Os dados também são utilizados como apoio às ações de sensibilização em diferentes ocasiões, como nas redes sociais, nas feiras ABAV EXPO e Adventure Sports Fair e nas participações nas grandes mídias, como no Programa Papo de Mãe e no Podcast Na Trilha. O projeto também auxilia no mapeamento das regiões e atividades com os indicadores mais críticos.