A ASSOCIAÇÃO FÉRIAS VIVAS APRESENTA SOLUÇÕES

PARA A SEGURANÇA TURÍSTICA

Desde 2002, a Associação Férias Vivas contribui com seu conhecimento técnico para o aumento do padrão de qualidade e segurança no turismo brasileiro. Mobilizamos esforços para sensibilizar viajantes, prestadores de serviços e gestores públicos. Nosso objetivo é colocar em pauta a importância da cultura da segurança a partir de preceitos defendidos desde sempre pela Associação Férias Vivas: ter um sistema de gestão para a operação da atividade, priorizar a segurança dos visitantes acima do lucro, criar e respeitar protocolos de segurança.

Conheça a seguir as soluções colocadas em prática pela Associação Férias Vivas.

CONSCIENTIZAÇÃO DO TURISTA

A questão que entrou no planejamento de todo viajante consciente em 2021 foi “será que este destino é seguro para viajar?”. Levando em consideração o contexto sanitário da cidade, o preparo da gestão pública, o atendimento médico e a seriedade dos profissionais de turismo em respeitar protocolos de segurança, o turista incluiu de uma vez por todas a segurança em seu planejamento.

A Associação Férias Vivas criou materiais de conscientização para auxiliar os viajantes na sua tomada de decisão. Em 2021, por exemplo, foram 3 infográficos, 2 ebooks e 20 artigos temáticos sobre destinos muito procurados no Brasil, como Lençóis Maranhenses e Chapada dos Veadeiros, que trouxeram uma reflexão sobre os riscos e os cuidados necessários ao planejar uma viagem.

Esta conscientização envolveu o trabalho de nossos empenhados voluntários e de especialistas locais de cada destino, valorizando relatos pessoais e trazendo dicas exclusivas para os nossos leitores. A campanha buscou destacar a importância dos trabalhos realizados com as normas de segurança no turismo de aventura em diversas regiões do Brasil. Os conteúdos foram divulgados no site www.feriasvivas.org.br e atingiram a marca de 250.449 acessos em 2021.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Muitos empresários estão mais conscientes e dispostos a incorporar ações de prevenção voltadas para a segurança dos turistas. Nossa rede tem crescido com a participação de profissionais, guias de turismo, hoteleiros e proprietários de agências e operadores engajados em levantar conosco a bandeira da segurança nas atividades de turismo. Destacam-se aqui as equipes da Mantiqueira Ecoturismo em Minas Gerais, da Adventurous Friends no Paraná e do Parque Ecobocaina, em Goiás. Entre muitos parceiros, eles se tornaram importantes multiplicadores de nossas campanhas de sensibilização e uma força de mobilização da gestão pública.

INCENTIVOS AO TURISMO SEGURO

Desde sua fundação, a Associação Férias Vivas se envolve na elaboração de políticas públicas para a prevenção de acidentes. O ano de 2021 entrará em nossa história como uma nova fase na relação entre o setor de turismo e a Associação Férias Vivas.

Ficamos muito felizes com as solicitações que recebemos dos órgãos públicos interessados em desenvolver atividades turísticas com maior segurança. Já desde 2020, nossa equipe viu crescer o interesse e o comprometimento da gestão pública na articulação de ações de segurança turística. O setor de turismo tem se mobilizado e se reestruturado para voltar mais preparado e consciente após as restrições provocadas pela crise sanitária. A segurança entrou em pauta de vez.

Nossa decisão estratégica mais recente foi criar a Férias Vivas Consultoria para transformar nossa expertise em uma fonte de recursos. Somando ao apoio financeiro da agência de viagens UPack Experiências e Vivências, estamos conseguindo cada vez mais recursos para impulsionar os projetos de sensibilização da ONG Férias Vivas, com destaque para o Aplicativo EU VIVI, nossa ferramenta colaborativa de mapeamento da segurança turística.

REDE DE ATUAÇÃO

Nossa equipe parabeniza o engajamento dos profissionais de turismo e dos gestores públicos que trabalharam sem cessar pelo desenvolvimento da segurança nas atividades de turismo. O padrão de qualidade e segurança do turismo brasileiro alcançou, graças aos esforços de todos, um novo patamar. A Associação Férias Vivas se orgulha de fazer parte desse crescimento, realizando palestras, consolidando conhecimentos técnicos, atendendo a consultas de empresários sobre suas responsabilidades, de gestores sobre as melhores estratégias de gestão dos destinos e de turistas sobre a sua segurança nas atividades.

De fato, não são poucos os desafios para uma oferta de turismo com segurança e qualidade. Nós acreditamos que investir em profissionalização só tem a fortalecer o setor. E destacamos o quanto a comunicação com os viajantes é essencial nesse processo. Defendemos que a gestão de risco precisa entrar cada vez mais em pauta. Afinal, abafar os acidentes de turismo e ignorar a pressão por melhorias é uma prática do passado. Graças à visibilidade proporcionada pelo fácil compartilhamento nas mídias sociais, o consumidor de turismo está mais consciente e sedento por informação de qualidade. Nós constatamos esse movimento positivo com o crescente aumento de visualizações em nossos conteúdos digitais. Comunicar com transparência é transformar o turista em um aliado pelo crescimento do turismo seguro e consciente.

Que saibamos aproveitar esse momento único de engajamento para trabalhar em rede, com seriedade e com foco no longo prazo. Cada pequena ação de conscientização é essencial e contamos com vocês para caminhar ao nosso lado nessa missão.

“Se a gente conseguiu em todos esses anos salvar uma vida humana, valeu a pena! É esse que é o motor de todo esse projeto: salvar vidas humanas.”

SILVIA BASILE • Fundadora da Associação Férias Vivas
0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos