SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA

Difundir a cultura de Prevenção e Segurança consiste na crença, prática e atitudes compartilhadas por todos os níveis do serviço.

Neste ambiente todos se sentem responsáveis pela segurança em seu dia-a-dia suplantando a “responsabilidade da profissão” a ponto de identificar condições e atitudes de risco, interferindo para saná-las mesmo que não seja de sua responsabilidade.

Para todas as atividades de aventura, existe uma lista de requisitos a serem seguidos, estes estão listados na Lei Geral de Turismo – Decreto 7381 e incluem a necessidade de oferecer seguro contra acidentes pessoais e de implementar na operação um Sistema de Gestão de Segurança (SGS).

O Sistema de Gestão de Segurança de cada atividade deve ser pensado de forma a oferecer segurança e qualidade.

Um Sistema de Gestão de Segurança deve incluir:

  • ficha de dados do visitante com contato de emergência
  • avaliação dos riscos das atividades
  • equipamentos de proteção de individual
  • plano de treinamento da equipe
  • protocolos de atendimento emergencial.

ACESSO À NORMA ABNT NBR ISO 21.101

A ABNT e o Sebrae disponibilizaram em 2020, por seis meses, o acesso gratuito a 49 normas técnica, dentre elas a norma ABNT NBR ISO 21.101:2014 – Turismo de aventura – Sistemas de gestão da segurança.

Este é o momento para aproveitar o acesso gratuito à norma ABNT NBR ISO 21.101, voltada para a implementação de Sistema de Gestão de Segurança em atividades de turismo de aventura e aplicável a todas atividades de turismo.

Para se cadastrar na ABNT gratuitamente e acessar a ABNT NBR ISO 21.101  > clique aqui.

Busque saber mais sobre a norma mais importante do setor com o Guia de Implementação muito completo desta mesma norma, que facilita o entendimento e dá dicas de como atender aos seus requisitos. Para acessar o GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA  > clique aqui.

OPORTUNIDADE!

O curso online da ABNT NBR ISO 21.101 estará disponível nos dias 27 e 28 de maio e 4 e 5 de junho de 2020, das 14 h às 18 h.
Clique aqui para acessar mais informações sobre o curso.

Saiba mais: