Weslen Lougan Dias Martins, nascido no dia 25 de setembro de 1999, um jovem que teve seus sonhos interrompidos aos 22 anos de idade pela força da natureza, ou pela negligência humana, mas com certeza pela permissão de DEUS.

Parte de sua infância foi vivenciada dentro da casa de sua avó que o amava muito, pois foi o primeiro neto e foi também o primeiro filho, o primeiro sobrinho e o primeiro primo. Era uma criança como qualquer outra, lindo, esperto, alegre e muito abençoado por estar em meio a uma família que o amava e ainda o ama muito.

Com o passar do tempo, à medida que foi crescendo, foi formando seu caráter, sua personalidade e se tornou um rapaz sonhador, esforçado, trabalhador, ousado, carinhoso, dono de um sorriso lindo, era muito carismático, sentimental e simpático, prova disso foi o grande número de amigos que fazia por onde passava, pois sua alegria era contagiante e proporcionar diversão era seu legado.

Tinha um amor enorme por sua mãe, suas sobrinhas, e sua irmã. A sua mãe era considerada uma rainha e não media esforços para arrancar um sorriso do rosto dela, seu sonho era proporcionar o maior conforto possível para ela, e enquanto pôde assim o fez.

Nunca quisera lhe causar dor, pois até mesmo uma tatuagem se negou a fazer nela, para não a ouvir falar que estava a machucando.

Era um garoto solidário que se preocupava com seus familiares e se condoía com isso, pois queria todos bem e em paz. Ele amava muito a todos os familiares e tinha respeito por todos, apesar de algumas vezes, quando não concordava com algo, rebatia e permanecia firme no seu ponto de vista, não dava o braço a torcer por qualquer coisa.

Em resumo, foi um jovem que foi muito amado, teve algumas aventuras na vida, desafios, alegrias, tristezas, amores e poderia ter vivenciado muito mais.

Depoimento do amigo João Carlos que estava com Weslen no dia do acidente :

Dia 24 de Julho de 2021, eu fui com o Weslen Lougan na Cachoeira da Fumaça, que fica na cidade de Jaciara – MT, era um dia de Sábado, o clima não estava muito quente mas a gente queria ir do mesmo jeito, então chegamos bem cedo lá, em torno de umas 7h da manhã, não tinha nenhum turista além da gente, conversei com os caseiros do local, pagamos 15 reais pela entrada e um adolescente nos levou até as cachoeiras. Logo ele já voltou e nós deixou sozinhos lá, então fizemos um suco e uns lanches para tomarmos o café da manhã antes de entrar na água.

Aquela cachoeira do fundo é a principal e não tem como chegar lá, então ficamos nos banhando perto dessa cachoeira menor da esquerda, ela faz um S e passa por uma terceira cachoeira.

Deixamos o celular nessa praia onde está esse cachorro e ficamos nos banhando nesse lugar onde é fundo. Aí teve um momento em que eu saí da água para pegar o celular para tirarmos umas fotos, já que só tínhamos tirado quando chegamos, foi aí que eu virei as costas pra ele e sai da água para ir nessa praia e quando voltei ele já não estava mais se banhando.

Então não sei dizer exatamente o que aconteceu com ele, mas depois do acidente descobriram que de baixo de uma pedra existia uma fenda enorme com 9 metros de profundidade e ele foi arrastado para lá com a força da correnteza da primeira cachoeira, de tanto a água bater ali com força foi se formando essa fenda.

E foi assim que aconteceu essa tragédia, ele não gritou nem pediu socorro, ele simplesmente sumiu enquanto eu fui buscar o celular, e a gente não tinha noção nenhuma do perigo que tinha ali, eu também quase morri, porque tentava mergulhar para achar ele e a água me puxava.

Bom meu nome é Ivaneth tenho 43 anos e há 23 anos fui abençoada pela graça de ser mãe do Weslen Lougan que felicidade foi ter ele como filho, Lougan como ele era conhecido e chamado falava que eu era sua coroa sua gracinha e estava sempre me presenteando, mesmo que fosse com uma simples rosa, mas com amor sincero.

Sempre estava fazendo trilhas e se divertindo, pois ele era o mais feliz e vivia intensamente e sempre me dizia: viva como se fosse o último dia mãe. Mas no dia 24/07/21 foi o último dia de vida de meu filho onde uma irresponsabilidade humana tirou ele de mim desde então eu não vivo mais, eu sobrevivo um dia após o outro porque nesse dia eu perdi tudo, minha força, minha vontade de viver desde, e desde o ocorrido não consigo mais trabalhar, estou doente e a saudade me destrói a cada dia, agora estou aqui com as 2 meninas que também chamam por ele e tudo que eu posso fazer é abraçar elas porque não posso fazer o que ele fazia por elas, aqui é uma mãe que chora todos os dias a falta de seu filho que era a única pessoa que cuidava de mim.

Mas antes de nos deixar, a melhor escolha de sua vida foi tomada, ele se rendeu a Jesus, o reconheceu como seu único e suficiente Senhor e Salvador, descendo as águas e sendo batizado em nome de Jesus, alcançando ao que nós cremos, sua salvação, enfim, como já dito, tudo aconteceu conforme a permissão de DEUS e hoje nossa dor e saudade é amenizada com as boas lembranças que permanecem vivas em nossas memórias.

Meu nome é Werica, meu maninho, era assim que eu o chamava, era mais que irmão era um pai que zelou e cuidou de mim, companheiro leal e que nunca abandou a família, sua vida foi mais que necessária ou especial para mim, foi um ensinamento nem sei o que seria de mim sem a sua existência. Obrigado por ter sido meu irmão, quantas brincadeiras, brigas e momentos maravilhosos. Obrigado por ter cuidado tão bem das minhas filhas, você me viu crescendo e eu vi o seu crescimento, você foi uma criança maravilhosa e se tornou um grande homem, sua perda nos deixou um vazio que nada é capaz de preencher, você não deixou somente saudades mais sim um legado te amo eternamente.