EVITANDO RISCOS EM CACHOEIRAS

O QUE SABER ANTES DE IR

A sua experiência dependerá da infraestrutura do local visitado. Por isso fique atento, pois muitas cachoeiras são abertas para visitação sem o cuidado de torná-la acessível e segura ao turista. Você quer aproveitar a natureza local sem correr riscos desnecessários? Então aproveite este conteúdo que irá ajudá-lo a planejar sua próxima viagem!

O mais importante é conhecer e saber identificar os diferentes riscos envolvidos em uma visita em cachoeira. Só assim você poderá se planejar para evitá-los e se considerar preparado para o passeio.

QUAIS SÃO OS SINAIS?

INFOGRÁFICO

Quando os assuntos são férias seguras e resgates, busque sempre ouvir os especialistas. Gostaríamos de agradecer ao Bombeiro Emanuel Gomes de Carvalho, que através de reuniões conseguiu compartilhar seus conhecimentos para trazermos um infográfico com informações mais diretas e de maneira mais esclarecedora possível.

ESPÍRITO AVENTUREIRO COM MODERAÇÃO

A sua segurança começa por você! Ao planejar uma atividade de turismo de aventura considere não somente o valor financeiro, mas a competência dos prestadores de serviços e até mesmo a condição e manutenção dos equipamentos fornecidos.

Você, como turista, tem o poder nas mãos e deve saber exigir os seus direitos. A oferta de atividades de turismo de aventura é extremamente regulamentada, e isto é uma ótima notícia que facilita e muito a sua vida ao ar livre! O secretário do subcomitê de Turismo de Aventura da ABNT, Leonardo Persi, explica: “É preciso que sejam observadas e seguidas as orientações dos fabricantes dos equipamentos, os quais indicam todos os possíveis usos – e limites – de seus produtos, estando estes certificados por entidades internacionais, os quais foram testados e verificados, para usos específicos e indicados por estes fabricantes (inclusive há manuais de uso destes produtos). Os prestadores de serviços devem legalizar sua empresa, atender ao Código de Defesa do Consumidor e implementar as normas técnicas ABNT, como é exigido pela Lei Geral do Turismo desde 2010. Acreditamos que um trabalho de fiscalização e cobrança dos órgãos responsáveis, como as Secretarias de Turismo locais, podem auxiliar no processo de orientação e sensibilização. E você também tem um papel importante nesse processo!

Falar sobre integridade física ao planejar uma viagem pode parecer um exagero para quem olha o mercado de turismo de fora. Porém, quem acompanha a Associação Férias Vivas sabe que a quantidade de guias piratas, hotéis irregulares e agências negligentes é gigantesca. A Associação Férias Vivas já acompanhou mais de 3860 acidentes de turismo. Suas causas estão relacionadas à falta de sinalização, à capacitação insuficiente dos profissionais e à imprudência de alguns turistas.

O que mais chama atenção é que 99% dos acidentes de turismo poderiam ser evitados.

São situações tristes que não devem ser esquecidas. Um acidente grave ou fatal é um marco de enorme importância, gerador de mudanças para que o mesmo nunca mais venha a ocorrer. Ele deve ser investigado exaustivamente para que os fatores que o geraram sejam identificados e corrigidos, não só pelos envolvidos diretamente, mas por toda a indústria do turismo.

Conheça os casos mais recentes de acidentes em Cachoeiras. Estude as suas causas, compartilhe essas informações e ajude a evitar que esses casos se repitam.

0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG  é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o aplicativo Eu Vivi Esta Experiência, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos

ÚLTIMOS ARTIGOS

Ir ao Topo