GARANTINDO A SEGURANÇA NO DESTINO TURÍSTICO

Se você chegou até aqui, significa que está interessado em melhorar o padrão de qualidade e segurança de seu destino.

Parabéns por esta iniciativa e conte com a nossa expertise! A Associação Férias Vivas oferece serviços de consultoria especializada para secretarias municipais e estaduais de turismo e está à disposição para desenvolver em conjunto soluções de segurança turística.

Vamos começar por um conselho muito importante:

Fique atento com a divulgação de atividades classificadas como turismo de aventura, como por exemplo: passeios a cavalo, fornecidos por haras e ranchos, passeios guiados de bicicleta e trilhas de cachoeiras e montanha. Essas atividades costumam surgir de forma amadora em ambientes naturais e cabe à Secretaria conscientizar os atrativos sobre a obrigação legal que possuem de se regularizar e de seguir as normas próprias de cada atividade ANTES DE INICIAR QUALQUER DIVULGAÇÃO.

Para aprofundar o assunto vale a pena a leitura do nosso Ebook Segurança Turística, a mais recente publicação da Associação Férias Vivas criada especialmente para orientar gestores públicos.

Com esta imersão você irá entender a importância dos requisitos legais que regem a prestação de serviços turísticos, verá como integrar os guias de turismo e os condutores de visitantes na política municipal de segurança turística e poderá refletir sobre a eficácia da sinalização turística que oferece hoje aos visitantes. Afinal, os turistas precisam estar cientes, antes de realizar a atividade, das condições de risco que a mesma pode trazer.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, todo o prestador de serviço de turismo que oferece uma atividade paga passa a ser responsável pela segurança do visitante.

No caso de falhas, os empresários e gestores da área devem responder por negligência e omissão. Sendo assim, é indispensável que tanto a agência quanto os guias se engajem em ações efetivas para diminuir as chances de ocorrência de um acidente. É uma obrigação dos prestadores possuir um caderno de registro com os acidentes que já ocorreram na atividade e informar os clientes sobre os riscos mais relevantes.

Com esta leitura irá conhecer mais sobre o Sistema de Gestão de Segurança (SGS), que trata-se da principal ferramenta de gerenciamento de riscos que existe. E, desde 2010, é uma obrigação legal para os empresários de turismo de aventura. Este sistema de gerenciamento de riscos deve ser pensado de forma a oferecer segurança e qualidade para a equipe e para os clientes.

Um Sistema de Gestão de Segurança deve incluir, por exemplo:

  • ficha de dados do visitante com contato de emergência
  • avaliação dos riscos das atividades
  • equipamentos de proteção individual
  • plano de treinamento da equipe
  • protocolos de atendimento emergencial

Você já está familiarizado com todos esses temas? Que tal acessar agora a sua cópia gratuita do Ebook Segurança Turística e compartilhar para a sua rede?

cartilha

Saiba mais:

Sobre a consultoria

Silvia Basile

Constituímos, em 2002, a Associação Férias Vivas que já trabalhou na elaboração de 41 Normas Técnicas ABNT NBR de Turismo de Aventura, sendo 17 Normas Técnicas internacionais ABNT NBR ISO. Junto com embaixadores e parceiros, criamos assim padrões de qualidade e segurança nas atividades de turismo no Brasil. Em 20 anos de atuação na área de conscientização e prevenção de acidentes no turismo, esta vivência proporcionou aos consultores da Associação Férias Vivas a capacidade analítica e a experiência prática para a implantação de projetos de gerenciamento de risco em destinos de turismo. Nossa articulação com o setor público se faz eficaz ao comprovar que iniciativas de sensibilização e gestão da segurança são essenciais para o desenvolvimento responsável do turismo.

  • sbasile@feriasvivas.org.br