BAGÉ – RS
O guia de turismo Antônio Augusto Gomes Saraiva, no Município de Bagé no Rio Grande do Sul, fez uma grande iniciativa para a valorização dos guias de turismo profissionais. Ele foi o responsável pela criação do logo “Guia Legal” que está estampado em camisetas oficiais dos guias de turismo que aderiram a campanha.

CRIAÇÃO DO LOGO GUIA LEGAL
Na época do início da inciativa, foram alcançados guias profissionais em 23 estados do Brasil, o objetivo principal é que os guias usem a camiseta e o crachá do Ministério do Turismo, para assim comprovar a sua profissionalização e preocupação com a segurança dos turistas.
Ao divulgar o projeto, Saraiva destaca a importância da lei 8 623/93, que regulamenta a profissão no Brasil:
“A partir do momento que você conclui um curso técnico que tenha duração de dois anos, deve encaminhar ao Ministério do Turismo o seu cadastro como guia de turismo. Assim, você será credenciado no Cadastur para acompanhar excursões pelo país e América do Sul. Quem não for cadastrado, pode sofrer consequências, podendo ser preso por exercer a profissão ilegalmente. E a empresa que não contratar guia para suas viagens pode ter seu ônibus apreendido no local em que for apanhado”.
ÚLTIMOS ARTIGOS
PLANEJAMENTO – Overtourism : como o excesso de turistas pode afetar seu destino
Entende-se por overtourism não necessariamente o excesso de pessoas, mas sim quando excesso afeta o setor público e a qualidade de vida aos moradores locais. Se você quer conhecer soluções indicadas por profissionais para esse problema que tanto afeta diversos destinos turísticos no mundo, acompanhe essa leitura!
SINALIZAÇÃO – Boas Práticas para o empresário de turismo
Conheça o município de Carolina localizado no Maranhão e seu sucesso ascendente no turismo. As boas práticas de segurança garantem destaque a destinos que desejam ser reconhecidos no setor. Cinthia Noleto e Kiko Alencar nos ajudam a entender como o projeto de sinalização durante a implementação do SGS foi fundamental para os visitantes dos atrativos