Loading...

ACIDENTE FATAL

No dia 20/02/2019, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – GO, Daniel Chagas Dalpian sofreu um acidente fatal durante uma viagem com os amigos da faculdade.

Os amigos foram visitar a Cachoeira Carioquinha sem contratarem um guia e nadaram desavisados próximos a um sumidouro. O jovem foi puxado para o fundo e não conseguiu retornar à superfície.

O Resgate

A distância do Corpo de Bombeiros mais próximo e as condições climáticas no dia do acidente não favoreceram o resgate, que durou mais de 14 horas e contou com a união de bombeiros, equipe de combate a incêndio e o Grupo Voluntário de Busca e Salvamento, por ser um local difícil para resgate.

Ion David, embaixador da Férias Vivas, coordenou a etapa vertical do resgate onde uma tirolesa foi montada para içar a maca em um trecho íngreme e complexo da trilha. Com a utilização de equipamentos e técnicas verticais. A ação foi exaustiva para todos, considerando o planejamento e o esforço que foram necessários para o resgate.

Todos que participaram foram grandes guerreiros, dedicaram horas trabalhando em um cenário desafiador. Veja pelas imagens, e no vídeo, como foi muito desgastante física e psicologicamente. Saber que acidentes como este acontecem com certa frequência é desolador.

Ion ressaltou a importância da contratação de guias para que situações tristes como essas sejam evitadas: “Em época de chuvas, principalmente, os rios enchem muito, e se você estiver sem guia não tem parâmetro e nem tem como saber onde pode ou não entrar na água”. Ele ainda comentou sobre a decisão errônea que alguns turistas tomam, “Muitas pessoas fazem questão de não contratar guia, às vezes por uma questão de economia ou por não acharem necessário”.

A Associação Férias Vivas parabeniza os socorristas pelos seus esforços e envia nossos profundos sentimentos à família de Daniel.

Imagens e vídeo de Ion David.

Nota do Instituto Chico Mendes

“Com muito pesar, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa a ocorrência de um acidente fatal numa cachoeira no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), na quarta-feira (20). Segundo informações, o estudante Daniel Chagas Dalpian, de 22 anos, sofreu uma queda acidental no poço situado na base da Cachoeira das Cariocas, aproximadamente às 13h de ontem.O Corpo de Bombeiros foi acionado prontamente, e esteve local avaliando as circunstâncias do acidente e preparando o mergulho de busca e salvamento.

No início da manhã de hoje (21/02) as buscas foram retomadas, com equipe composta por bombeiros militares de Goiás, brigadistas/ICMBio, analista ambiental do PNCV/ICMBio e guias locais especialistas em busca e salvamento. Às 10:22h o corpo da vítima foi encontrado, no mesmo local do acidente. A brigada em atuação, comandada pelo Sargento Leonel (CBMGO), é composta por mergulhadores experientes na região da Chapada dos Veadeiros.

O gestor do Parque, Fernando Tatagiba, e toda a equipe prestaram o apoio nas buscas pelo visitante. A Polícia Civil foi informada, para trâmites necessários à liberação do corpo. A equipe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a direção do ICMBIo lamentam imensamente o ocorrido e se solidarizam com familiares e amigos de Daniel Dalpian.”

ÚLTIMOS ARTIGOS

Ir ao Topo