Project Description

Cânions no Brasil

O QUE SABER ANTES DE IR

A sua experiência dependerá da empresa contratada e da infraestrutura do destino visitado. Por isso fique atento, pois a falta de fiscalização no Brasil deixa o turista correr riscos desnecessários. Além disso, permite que muitos estabelecimentos operem sem sequer saber que há regras mínimas obrigatórias de segurança. Estabelecimentos estes que não estão preocupados em atuar de forma legalizada, e muito menos em treinar suas equipes, realizar manutenção de seus equipamentos ou zelar pelas famílias que hospedam. Prestadores de serviços que não possuem qualificação não sabem reconhecer uma situação de risco e não estão aptos para imprevistos e emergências.

Priorize destinos dentro de Parques Nacionais e busque uma agência capacitada para o seu passeio.

Você já sabia que existe uma norma criada para definir regras de segurança para passeios de aventura?

Pergunte sempre a empresa que vai prestar os serviços está operando dentro da norma ABNT 21.101. Esta é a norma que define os requisitos de Sistema de Gestão de Segurança para o turismo de aventura. Um empresa operando dentro das normas irá realizar previamente a avaliação dos riscos das atividades e oferecer equipamentos de proteção de individual. Além de realizar o correto treinamento da equipe e se preparar com protocolos de atendimento emergencial, para colocar em prática se necessário.

Caso não receba orientações sobre a sua segurança ou caso tenha a impressão de que o local está descuidado, desista do passeio. E, principalmente, não escolha só pelo preço. No turismo, o barato sai caro! Fique sempre atento à capacitação dos profissionais antes da contratação de sua viagem. Uma empresa que trabalha com segurança e com profissionais credenciados oferecerá maior tranquilidade para a sua viagem.

DICAS PRECIOSAS

  1. Quem possui costume de viajar sozinho não deve se esquecer de informar alguém sobre seus planos. Esta medida de precaução será essencial em caso de emergências.
  2. Sempre fique atento às condições climáticas no período de sua viagem, se estiver com o tempo nublado melhor procurar passeios que não sejam na natureza.
  3. Nas férias, mantenha os mesmos cuidados que toma no dia-a-dia. Certifique-se que você está em boas condições físicas e mentais para realizar as atividades.
  4. Busque uma agência de viagem que se preocupa com sua segurança.

Falar sobre integridade física ao planejar uma viagem pode parecer um exagero para quem olha o mercado de turismo de fora. Porém, quem acompanha a Associação Férias Vivas sabe que a quantidade de guias piratas, hotéis irregulares e agências negligentes é gigantesca. A Associação Férias Vivas já acompanhou mais de 3860 acidentes de turismo. Suas causas estão relacionadas à falta de sinalização, à incapacitação dos profissionais locais e à imprudência de alguns turistas.

O que mais chama atenção é que 99% dos acidentes de turismo poderiam ser evitados.

Com a quantidade imensa de empresas na web, fica difícil para nós como turistas separar as empresas que são legítimas daquelas que estão colocando sua vida em risco. Conheça a consultoria da UPack Experiências e Vivências para montar a sua viagem com tranquilidade.

A UPack Experiências e Vivências apoia a nossa causa, pois acredita que o turismo e a segurança andam de mãos dadas. Trabalhamos em parceria para que cada atividade seja planejada de modo seguro e com responsabilidade. O lucro da agência de viagens é destinado para manter as ações de conscientização realizadas pela Associação Férias Vivas.

CÂNIONS BRASILEIROS

Ainda pouco conhecidos, os cânions brasileiros são de uma beleza impressionante. Para visitar estas formações em diversas regiões é necessário contratar uma agência de turismo, pois os Parques ainda não contam com infra-estrutura adequada para visitação autônoma.

Cânions mais bonitos do Brasil:

  • Cânion do Xingó: Passando pelo rio São Francisco, em Sergipe.
  • Canyon das Bandeirinhas: Parque Nacional da Serra do Cipó, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
  • Cânion do rio Espalhado: Ibicoara, na Chapada da Diamantina, Bahia.
  • Cânion dos Apertados: Currais Novos, no Rio Grande do Norte, rio Picuí propriedade particular Fazenda Aba da Serra.
  • Cânion Churriado: Parque Nacional da Serra Geral, Cambará do Sul.
  • Cânion Josafaz: Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul.
  • Cânion dos Índios Coroados: Parque Nacional da Serra Geral .
  • Cânion do Guartelá: Castro e Tibagi, no Paraná.
  • Cânion Fortaleza: Parte do Parque Nacional da Serra Geral, em Santa Catarina.
  • Cânion do Rio Poty: a 230 quilômetros de Teresina, no Piauí.
  • Cânion do Rio São Jorge: Ponta Grossa, no Paraná.
  • Cânion do Peixe Tolo: Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais.
  • Cânion do Rio Jaguariaíva: 8º maior cânion do mundo em Jaguariaíva, no Paraná.
  • Cânion Malacara: Parque Nacional dos Aparados da Serra.
  • Cânion Itaimbézinho: Santa Catarina.
  • Cânion de Furnas: Capitólio, Minas Gerais.

“Para visitar os cânions é necessário conhecimento prévio da região. Se não possuir experiência, contrate um guia local.”

Aline Bammann • Associação Férias Vivas
0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos