Project Description

CAPACITAÇÃO REALIZADA NO CENTRO PAULA SOUZA

CENTRO PAULA SOUZA – SP

Contexto

O Centro Paula Souza (CPS) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Presente em 368 municípios, conta com 223 Escolas Técnicas (Etecs) e 73 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, soma mais de 322 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos.

O CPS é referência em educação técnica e oferece cursos em diferentes modalidades (presencial, semipresencial e online). São 296 cursos (ETECS e FATEC) voltados a todos os setores produtivos públicos e privados. Dentre essas formações estão o curso de Turismo, Hotelaria e Lazer e de Segurança do Trabalho.

Uma das razões do reconhecimento da qualidade dos cursos do CPS é sua ênfase em soluções de problemas reais. Conhecendo dados de acidentes relacionados ao desenvolvimento da atividade turística no estado SP, o CPS percebeu uma lacuna no currículo dos cursos dos seus alunos que entrariam nessa área de trabalho.

Desafio

Enriquecer a formação dos alunos das ETECS (futuros profissionais de turismo e segurança) em todo o Estado de SP.

Solução

A Férias Vivas Consultoria identificou que os professores eram peças chave da solução desse desafio. Foi proposta uma trilha de aprendizagem para que esses professores se tornassem multiplicadores da profissionalização do turismo por meio do planejamento e prevenção de acidentes – levando para dentro da sala de aula os conceitos e as boas práticas de segurança no turismo. A trilha de aprendizagem trabalhou a temática de gestão de risco e prevenção de acidentes no turismo nacional com formações presenciais e acompanhamento à distância durante 6 meses.

A Férias Vivas Consultoria criou uma metodologia específica para que os professores possam desenvolver essa temática com seus alunos. Ela oferece um conteúdo multidisciplinar em suporte digital (plataformas interativas) para que os professores trabalhem junto com os seus alunos em atividades de pesquisa, curadoria e organização de informações.

Esta ação promoveu o engajamento de professores e alunos, por meio da troca rica de visões multidisciplinares sobre a temática da gestão da segurança. A ação resultou no envolvimento de cerca de 30 professores e 416 alunos por meio de uma didática clara e motivadora.

Gostaria de registrar nossos agradecimentos pelo excelente treinamento ministrado no Centro Paula Souza. A organização e a brilhante apresentação da equipe da ONG Férias Vivas superaram as expectativas dos nossos professores.

JOYCE BARTELEGA • PROFESSORA E COORDENADORA DE PROJETOS DO CENTRO PAULA SOUZA

Sobre a consultoria

Silvia Basile

Constituímos, em 2002, a Associação Férias Vivas que já trabalhou na elaboração de 41 Normas Técnicas ABNT NBR de Turismo de Aventura, sendo 17 Normas Técnicas internacionais ABNT NBR ISO. Junto com embaixadores e parceiros, criamos assim padrões de qualidade e segurança nas atividades de turismo no Brasil. Em 20 anos de atuação na área de conscientização e prevenção de acidentes no turismo, esta vivência proporcionou aos consultores da Associação Férias Vivas a capacidade analítica e a experiência prática para a implantação de projetos de gerenciamento de risco em destinos de turismo. Nossa articulação com o setor público se faz eficaz ao comprovar que iniciativas de sensibilização e gestão da segurança são essenciais para o desenvolvimento responsável do turismo.

  • sbasile@feriasvivas.org.br