Project Description

ALTER DO CHÃO

O QUE SABER ANTES DE IR

Visitar Alter do Chão é se sentir no paraíso, pois suas extensas faixas de areias banhadas por água cristalinas são de tirar o fôlego. Quando a maré está alta é possível fazer passeios de barco e apreciar a linda paisagem. Se for prestado por profissionais qualificados, a chance de ter problemas no percurso diminuem drasticamente e o passeio se torna pura curtição.

A sua experiência dependerá da empresa contratada e da infraestrutura do destino visitado. Por isso fique atento, pois a falta de fiscalização no Brasil deixa o turista correr riscos desnecessários. Além disso, permite que muitos estabelecimentos operem sem sequer saber que há regras mínimas obrigatórias de segurança. Estabelecimentos estes que não estão preocupados em atuar de forma legalizada, e muito menos em treinar suas equipes, realizar manutenção de seus equipamentos ou zelar pelas famílias que hospedam. Prestadores de serviços que não possuem qualificação não sabem reconhecer uma situação de risco e não estão aptos para imprevistos e emergências.

Alter do Chão é um destino ainda pouco frequentado, mas repleto de maravilhas prontas para serem desfrutadas.

DICAS PRECIOSAS PARA A SUA SEGURANÇA

  1. Quem possui costume de viajar sozinho não deve se esquecer de informar alguém sobre seus planos. Esta medida de precaução será essencial em caso de emergências.
  2. Sempre fique atento às condições climáticas no período de sua viagem, se estiver com o tempo nublado melhor procurar passeios que não sejam na natureza.
  3. Nas férias, mantenha os mesmos cuidados que toma no dia-a-dia. Certifique-se que você está em boas condições físicas e mentais para realizar as atividades.
  4. Busque uma agência de viagem que se preocupa com sua segurança.

Falar sobre integridade física ao planejar uma viagem pode parecer um exagero para quem olha o mercado de turismo de fora. Porém, quem acompanha a Associação Férias Vivas sabe que a quantidade de guias piratas, hotéis irregulares e agências negligentes é gigantesca. A Associação Férias Vivas já acompanhou mais de 3860 acidentes de turismo. Suas causas estão relacionadas à falta de sinalização, à incapacitação dos profissionais locais e à imprudência de alguns turistas.

O que mais chama atenção é que 99% dos acidentes de turismo poderiam ser evitados.

Com a quantidade imensa de empresas na web, fica difícil para nós como turistas separar as empresas que são legítimas daquelas que estão colocando sua vida em risco. Conheça a consultoria da UPack Experiências e Vivências para montar a sua viagem com tranquilidade.

A UPack Experiências e Vivências apoia a nossa causa, pois acredita que o turismo e a segurança andam de mãos dadas. Trabalhamos em parceria para que cada atividade seja planejada de modo seguro e com responsabilidade. O lucro da agência de viagens é destinado para manter as ações de conscientização realizadas pela Associação Férias Vivas.

ALTER DO CHÃO

Alter do Chão é cercado pelos rios de água doce Tapajós e Arapiuns, águas perfeitas para dar aquele mergulho refrescante. O destino possui uma das praias mais bonitas do Brasil, com reputação internacional já que entrou em 2009 no ranking do jornal The Guardian. As praias realmente dão um show de paisagens únicas.

O caribe brasileiro é composto por 7.000 habitantes e fica abraçado pela floresta Amazônica. Ele se localiza no meio do Estado do Pará, a 720 quilômetros de Belém (PA) e mais de 560 quilômetros de distância de Manaus (AM). O aeroporto mais próximo fica em Santarém a 34 quilômetros de distância de Alter do Chão, ou seja, é chegar já colocando o pé na areia!

São duas épocas boas para visitar, de agosto a janeiro, meses quando o Rio Tapajós está em baixa e assim se formam lindas praias. E de fevereiro a julho, quando o rio fica cheio e se forma uma imensidão de águas escuras perfeitas para aproveitar um bom passeio de barco.

E nem só de praias vive Alter do Chão, lá se tem a presença de nativos indígenas e é possível conhecer uma das inúmeras tribos por passeios de barco. O passeio dura o dia inteiro, e durante esse dia você conhece comunidades extrativistas, conhecendo o cotidiano dos nativos da região e as suas causas sociais.

Alter do Chão ainda não está no ranking dos destinos mais procurados, e por isso o mesmo na maior parte do tempo vive sem filas, apenas mar, areia e o sol para curtir a sua viagem, que tal conhecê-lo e se deliciar das maravilhas que ele fornece?

Busque se informar sobre atualizações de abertura e protocolos de segurança de cada local visitado diretamente com os operadores. Este artigo foi escrito com informações do Melhores Destinos

“O destino é para todos. Vai de praias a visitas em comunidades indígenas, é como visitar o caribe em poucas horas de viagem.”

DHANKA CAETANO
0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos