Project Description

CAMAÇARI – BAHIA

O QUE SABER ANTES DE IR

Um destino de sossego e conexão para a família.

Quem conhece Camaçari acaba repetindo a dose.

DICAS PRECIOSAS

  1. Quem possui costume de viajar sozinho não deve se esquecer de informar alguém sobre seus planos. Esta medida de precaução será essencial em caso de emergências.
  2. Sempre fique atento às condições climáticas no período de sua viagem, se estiver com o tempo nublado melhor procurar passeios que não sejam na natureza.
  3. Nas férias, mantenha os mesmos cuidados que toma no dia-a-dia. Certifique-se que você está em boas condições físicas e mentais para realizar as atividades.
  4. Busque uma agência de viagem que se preocupa com sua segurança.

Falar sobre integridade física ao planejar uma viagem pode parecer um exagero para quem olha o mercado de turismo de fora. Porém, quem acompanha a Associação Férias Vivas sabe que a quantidade de guias piratas, hotéis irregulares e agências negligentes é gigantesca. A Associação Férias Vivas já acompanhou mais de 3860 acidentes de turismo. Suas causas estão relacionadas à falta de sinalização, à incapacitação dos profissionais locais e à imprudência de alguns turistas.

O que mais chama atenção é que 99% dos acidentes de turismo poderiam ser evitados.

Com a quantidade imensa de empresas na web, fica difícil para nós como turistas separar as empresas que são legítimas daquelas que estão colocando sua vida em risco. Conheça a consultoria da UPack Experiências e Vivências para montar a sua viagem com tranquilidade.

A UPack Experiências e Vivências apoia esta causa, pois acredita que o turismo e a segurança andam de mãos dadas. Trabalhamos em parceria para que cada atividade seja planejada de modo seguro e com responsabilidade. O lucro da agência de viagens é destinado para manter as ações de conscientização realizadas pela Associação Férias Vivas.

CAMAÇARI – BAHIA

Um destino para quem já sabe o que quer, Camaçari disputa com outras lindas praias a atenção dos turistas ao longo do litoral baiano, que chega a 1.100 km de extensão (de longe o maior do Brasil!). A região conquista pela natureza, já que abriga as unidades de conservação APA Rio Capivara, Parque das Dunas de Abrantes, a APA Lagoas de Guarajuba e a APA Joanes-Ipitanga. São quatro rios: Joanes, Camaçari, Capivara, Jacuípe e Pojuca.

Arembepe, no litoral de Camaçaro, possui piscinas naturais de águas mornas e tranquilas. E faixas de areia são protegidas pelo Projeto Tamar, para preservação das tartarugas marinhas.

A DANÇA DAS MARÉS

O mar na maré baixa fica recuado, e formam-se piscinas naturais e protegidas que são o destaque de Camaçari. Já, quando a maré está alta, o cenário muda: o mar agitado fica perigoso e pode-se ouvir as ondas batendo na parede de arrecifes. Neste momento, o mar está perfeito para contemplação. A forte mudança de marés ao longo do dia é um fenômeno muito comum no Nordeste, principalmente nos estados da Bahia, Sergipe, Pará e Maranhão (que conta com a terceira maior variação de marés do mundo). Esse sobe e desce de marés acontece a cada 6 horas aproximadamente. E já é algo muito comum no dia-a-dia dos locais. Mas, como nós, turistas, nem sempre estamos familiarizados com este fenômeno, vamos contar aqui como se planejar.

Para acompanhar como estará o mar nos horários da sua visita, você pode consultar o site da Climatempo. Basta acessar o link, escolher a cidade mais próxima do seu destino (neste caso, como sua viagem será para Camaçari, escolha Salvador-BA) e selecionar o mês da sua visita. O seu resultado será como este abaixo:

Este artigo foi escrito com informações da Marinha do Brasil e com a colaboração de Cláudia Giudice da Pousada A Capela.

0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG  é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o aplicativo Eu Vivi Esta Experiência, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos