Project Description

CHAPADA DIAMANTINA

O QUE SABER ANTES DE IR

Fazer turismo na Chapada Diamantina é um imersão para um ambiente de paz e contato com tudo que a natureza possui de mais bonito para oferecer, através de trilhas você vai conhecendo cada vez mais sobre a história local que vai sendo contada pelas grutas, paisagens, cachoeiras, rios, montanhas e muito mais.

Para conhecer os encantos da Chapada Diamantina é indispensável contratar um profissional qualificado para acompanhar você durante a visita, o Parque Nacional da Chapada Diamantina é extenso (mais de 150.000 hectares) e possui diversas trilhas para cada nível de turista, com o acompanhamento de um guia a sua experiência em meio a natureza é feita de forma adequada para o seu nível e preparo físico. Além disso o profissional possui os conhecimentos necessários para agir em situações atípicas e conhecimentos avançado sobre a região.

Diversas empresas oferecem os mais diversos passeios e atividades que a Chapada Diamantina tem para oferecer, por isso é muito importante que você turista busque as que zelam pela sua segurança, empresas que trabalham dentro das normas obrigatórias de segurança são capacitadas para reconhecer e minimizar os ricos.

A Nas Alturas é uma empresa que opera seus diversos roteiros de forma responsável, segura e sustentável. Além de possuir A Certificação ISO21101, que é um dos requisitos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo assim é uma empresa que busca sempre pelo o bem estar do turista e um bom treinamento de sua equipe.

Você já sabia que existe uma norma criada para definir regras de segurança para passeios de aventura?

Pergunte sempre a empresa que vai prestar os serviços está operando dentro da norma ABNT 21.101. Esta é a norma que define os requisitos de Sistema de Gestão de Segurança para o turismo de aventura. Um empresa operando dentro das normas irá realizar previamente a avaliação dos riscos das atividades e oferecer equipamentos de proteção de individual. Além de realizar o correto treinamento da equipe e se preparar com protocolos de atendimento emergencial, para colocar em prática se necessário.

Caso não receba orientações sobre a sua segurança ou caso tenha a impressão de que o local está descuidado, desista do passeio. E, principalmente, não escolha só pelo preço. No turismo, o barato sai caro! Fique sempre atento à capacitação dos profissionais antes da contratação de sua viagem. Uma empresa que trabalha com segurança e com profissionais credenciados oferecerá maior tranquilidade para a sua viagem.

DICAS PRECIOSAS

  1. Quem possui costume de viajar sozinho não deve se esquecer de informar alguém sobre seus planos. Esta medida de precaução será essencial em caso de emergências.
  2. Sempre fique atento às condições climáticas no período de sua viagem, se estiver com o tempo nublado melhor procurar passeios que não sejam na natureza.
  3. Nas férias, mantenha os mesmos cuidados que toma no dia-a-dia. Certifique-se que você está em boas condições físicas e mentais para realizar as atividades.
  4. Busque uma agência de viagem que se preocupa com sua segurança.
  5. Em destino de ecoturismo o contato com a natureza e com os animais é frequente, por esse motivo é muito importante que o turista se vista de forma adequada. Tênis fechado, boné/chapéu, protetor solar, roupas leves e água são indispensáveis, esses itens são responsáveis por um passeio mais seguro e tranquilo.
  6. Ao fazer trilhas o ideal é usar tênis próprio para caminhada, e lembre se o tênis for novo é necessário amacia-lo pelo menos uma semana antes da viagem.

Falar sobre integridade física ao planejar uma viagem pode parecer um exagero para quem olha o mercado de turismo de fora. Porém, quem acompanha a Associação Férias Vivas sabe que a quantidade de guias piratas, hotéis irregulares e agências negligentes é gigantesca. A Associação Férias Vivas já acompanhou mais de 3860 acidentes de turismo. Suas causas estão relacionadas à falta de sinalização, à incapacitação dos profissionais locais e à imprudência de alguns turistas.

O que mais chama atenção é que 99% dos acidentes de turismo poderiam ser evitados.

Com a quantidade imensa de empresas na web, fica difícil para nós como turistas separar as empresas que são legítimas daquelas que estão colocando sua vida em risco. Conheça a consultoria da UPack Experiências e Vivências para montar a sua viagem com tranquilidade.

A UPack Experiências e Vivências apoia a nossa causa, pois acredita que o turismo e a segurança andam de mãos dadas. Trabalhamos em parceria para que cada atividade seja planejada de modo seguro e com responsabilidade. Parte do lucro da agência de viagens é destinado para manter as ações de conscientização realizadas pela Associação Férias Vivas.

CHAPADA DIAMANTINA

O Parque Nacional da Chapada Diamantina abriga um cenário montanhoso fascinante para os amantes de ecoturismo, o lugar abriga espécies raras de plantas que variam de ecossistemas como o Cerrado, Caatinga e a Mata Atlântica. Os animais na região também são bem diversificados, mas os pássaros são um show a parte, a Chapada é o lar desses pequeninos, principalmente na região do Mucugê onde estão especies belissimas de beija-flores, se você é fã de aves não pode deixar de praticar birdwatching nesse paraíso.

As trilhas e suas paisagens parecem pinturas de tão lindas, você se encanta ao olhar para qualquer direção. Após caminhar pelos cenários deslumbrantes do parque você não se sentirá mais a mesma pessoa, o ar puro e o sentimento de liberdade que a atmosfera da Chapada Diamantina emana é genuína e transformadora.

A Chapada além da sua natureza exuberante, também guarda muita história em seus sítios arqueológicos rupestres, que são preservados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e em suas grutas como a famosa Gruta da Lapa Doce, que possui belíssimas formações rochosas milenares nas rochas calcarias do interior da gruta, é um museu natural.

As cachoeiras e lagos do parque são encantadoras, águas cristalinas, mas com tons diversificados em cada área do parque, azul turquesa na como na Gruta da Pratinha e avermelhadas (devido a grande concentração de ferro) aos pés da Cachoeira da Fumaça. Um banho nas águas da Chapada Diamantina é revigorante e muito especial.

Ao final da visita, você percebem o quão grandiosa é a natureza e como a cultura da região é enriquecedora.

“Vendo a Nas Alturas antes e depois, eu não conseguiria imaginar ter uma agência hoje sem um sistema de gestão de segurança implantado.”

ROGÉRIO CAMARA • Sócio da Nas Alturas
0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG  é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o aplicativo Eu Vivi Esta Experiência, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos