Project Description

FERNANDO DE NORONHA

O QUE SABER ANTES DE IR

O Arquipélago de Fernando de Noronha é encantador, visitar esse paraíso brasileiro é uma experiência incrível de contato com a natureza. Uma fauna e flora completamente preservadas é o que você encontra ao chegar no destino, declarado como Patrimônio Mundial da UNESCO, o turismo na região feito de forma controlada, o que faz da sua viagem ainda mais especial.

Fernando de Noronha é um lugar mágico, e para que você aproveite ao máximo da sua visita é muito importante contratar uma empresa que respeite a natureza, as pessoas que vivem na ilha, e trabalhe de forma legalizada, seguindo as regras básicas obrigatórias de segurança, além de buscarem treinar suas equipes, realizar manutenção de seus equipamentos e zelar pelas pelos turistas. Prestadores de serviços que não possuem qualificação não sabem reconhecer uma situação de risco e não estão aptos para imprevistos e emergências.

Empresas como a Atalaia Noronha, possuem Sistema de Gestão de Segurança certificado pela NBR ISO 21101:2014 (conforme estabelecido pela ABNT – Associação Brasileiras de Normas e Técnicas), que é um dos requisitos básicos para que a empresa proporcione atividades de forma mais segura e assim minimizar possíveis riscos.

Você já sabia que existe uma norma criada para definir regras de segurança para passeios de aventura?

Pergunte sempre a empresa que vai prestar os serviços está operando dentro da norma ABNT 21.101. Esta é a norma que define os requisitos de Sistema de Gestão de Segurança para o turismo de aventura. Um empresa operando dentro das normas irá realizar previamente a avaliação dos riscos das atividades e oferecer equipamentos de proteção de individual. Além de realizar o correto treinamento da equipe e se preparar com protocolos de atendimento emergencial, para colocar em prática se necessário.

Caso não receba orientações sobre a sua segurança ou caso tenha a impressão de que o local está descuidado, desista do passeio. E, principalmente, não escolha só pelo preço. No turismo, o barato sai caro! Fique sempre atento à capacitação dos profissionais antes da contratação de sua viagem. Uma empresa que trabalha com segurança e com profissionais credenciados oferecerá maior tranquilidade para a sua viagem.

DICAS PRECIOSAS

  1. Quem possui costume de viajar sozinho não deve se esquecer de informar alguém sobre seus planos. Esta medida de precaução será essencial em caso de emergências.
  2. Sempre fique atento às condições climáticas no período de sua viagem, se estiver com o tempo nublado melhor procurar passeios que não sejam na natureza.
  3. Nas férias, mantenha os mesmos cuidados que toma no dia-a-dia. Certifique-se que você está em boas condições físicas e mentais para realizar as atividades.
  4. Busque uma agência de viagem que se preocupa com sua segurança.
  5. Em destinos com praias e trilhas é importante sempre ficar atento e sempre respeite as placas de sinalização.
  6. As atividades devem ser feitas com o acompanhamento de profissionais qualificados e credenciados.

Falar sobre integridade física ao planejar uma viagem pode parecer um exagero para quem olha o mercado de turismo de fora. Porém, quem acompanha a Associação Férias Vivas sabe que a quantidade de guias piratas, hotéis irregulares e agências negligentes é gigantesca. A Associação Férias Vivas já acompanhou mais de 3860 acidentes de turismo. Suas causas estão relacionadas à falta de sinalização, à incapacitação dos profissionais locais e à imprudência de alguns turistas.

O que mais chama atenção é que 99% dos acidentes de turismo poderiam ser evitados.

Com a quantidade imensa de empresas na web, fica difícil para nós como turistas separar as empresas que são legítimas daquelas que estão colocando sua vida em risco. Conheça a consultoria da UPack Experiências e Vivências para montar a sua viagem com tranquilidade.

A UPack Experiências e Vivências apoia a nossa causa, pois acredita que o turismo e a segurança andam de mãos dadas. Trabalhamos em parceria para que cada atividade seja planejada de modo seguro e com responsabilidade. O lucro da agência de viagens é destinado para manter as ações de conscientização realizadas pela Associação Férias Vivas.

FERNANDO DE NORONHA – PERNAMBUCO 

Que o Arquipélago de Fernando de Noronha é um dos lugares mais bonitos do Brasil, não é surpresa para ninguém, além das belezas naturais muito bem preservadas e da fauna rica, o Arquipélago é protegido por duas Unidades de Conservação: o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PARNAMAR FN) e a Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha-Rocas-São Pedro e São Paulo (APA FN).

Fernando de Noronha possui uma diversidade de atrativos para receber turista que amam e respeitam a natureza. A maioria das atividades precisam ser feitas de forma supervisionada por guias e profissionais, para a segurança dos turistas e a preservação local. Atividades como mergulho, snorkel e passeios de barco são os mais procuradas da região, pois proporcionam contato com a rica vida marinha da ilha.

Além das belíssimas praias de areia branca e águas cristalinas, Fernando de Noronha possui mirantes e trilhas ecológicas rodeados por paisagens e aves que são um encanto a parte.

O destino assim como outros, com o passar dos anos vem se renovando e se tornando cada vez mais acessível para que a experiência de todos os turistas seja especial. O Arquipélago possui várias áreas e atividades preparadas para receber idosos, cadeirantes e pessoas com a mobilidade reduzida. Cadeira Anfibia, Trilhas Adaptadas e outras implementações já fazem parte do dia-a-dia do turismo de Noronha.

No momento Fernando de Noronha e seu Parque Nacional estão fechados, mas assim que reabrirem agende a sua visita aos atrativos mais procurados da região. Para maiores informações acesse: https://www.parnanoronha.com.br/

Busque se informar sobre atualizações de abertura e protocolos de segurança de cada local visitado diretamente com os operadores. Este artigo foi escrito com informações do VisitBrasil e dos sites institucionais de cada atrativo em 14 de agosto de 2020.

 

“A sua rica biodiversidade tornou Noronha Patrimônio Natural da Humanidade e agora, mais do que nunca, a natureza se mostra presente e com força para ser apreciada e preservada por todos, moradores e turistas.Chegando em Noronha, seja pela primeira ou pela décima vez, o turista fica encantado com esse pedacinho de paraíso na terra, e é importante saber que fazendo sua parte, ajuda a preservar a nossa ilha.”

GIOVANNA RODRIGUES • Superintendente de Turismo de Fernando de Noronha
0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos