Project Description

FLORIANÓPOLIS

FLORIANÓPOLIS

Florianópolis é uma cidade reconhecida por suas belezas naturais, que encantam quem a visita. A maior parte do território da cidade está em uma ilha, a Ilha de Santa Catarina, que faz parte de um grande arquipélago com mais de 30 ilhas. É esta condição geográfica que permite os mais belos e variados ecossistemas e visuais.

Entre as praias, opções para curtir em família, com os amigos, para a prática de esportes aquáticos, apreciar o nascer ou o pôr do sol ou conhecer inúmeras opções gastronômicas e a cultura local.

Para os aventureiros há diversas possibilidades de trilhas, desde a famosa trilha para a Lagoinha do Leste e Morro da Coroa, como outras tantas menos conhecidas, mas também belíssimas. É possível praticar mergulho, voo livre, parapente, rapel e fazer passeios de barco pela orla e até visitar outras ilhas, como a Ilha do Campeche, do Francês e de Anhatomirim.

Toda beleza natural, ainda guarda muita riqueza em história e cultura através de passeios pelo Centro Histórico e o cartão postal da cidade, a Ponte Hercílio Luz, e também em outras regiões da cidade, como o Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa, ou a fortalezas do período colonial, como a existente na Praia do Forte. Com um imenso acervo em inscrições rupestres, presentes especialmente nas Praias do Santinho, Mole, do Pântano do Sul e na Ilha do Campeche, esse mergulho na história pode levar o visitante até 5 mil anos atrás. E acredite, há a possibilidade de conhecer uma Florianópolis rural, visitando bairros como Ratones ou o Sertão do Ribeirão.

E quem pensa que as possibilidades acabam aí, se engana. Há outras cidades da região, pertinho de Florianópolis, que possuem outras lindas praias, águas termais, turismo rural e a rota que leva à Serra Catarinense.

Programando sua viagem com antecedência, você terá condições de planejar sua estadia e atividades de maneira a apenas levar para casa boas lembranças. Procure sempre empresas credenciadas junto ao Ministério do Turismo e para passeios de aventura, questione sobre o Sistema de Gestão de Segurança da empresa.

DICAS DE QUEM CONHECE

A Família na Trilha é apaixonada pela natureza e ama estar em contato direto com o meio ambiente, principalmente fazendo trilhas.

Nossa região é abençoada com uma paisagem natural deslumbrante, e suas florestas são verdadeiros refúgios de tranquilidade e biodiversidade. As áreas preservadas da Mata Atlântica presente em diversos pontos da região são locais ideais para uma experiência única de banho de floresta.

O QUE SABER ANTES DE IR

Fazer turismo em Florianópolis é proporcionar um momento de conexão com a natureza em que você desafia seus limites em atividades pré-programadas. Se for prestada por profissionais qualificados, a chance de ter problemas diminuem drasticamente e o passeio se torna pura curtição.

A sua experiência dependerá da empresa contratada e da infraestrutura do destino visitado. Por isso fique atento, pois a falta de fiscalização no Brasil deixa o turista correr riscos desnecessários. Além disso, permite que muitos estabelecimentos operem sem sequer saber que há regras mínimas obrigatórias de segurança. Estabelecimentos estes que não estão preocupados em atuar de forma legalizada, e muito menos em treinar suas equipes, realizar manutenção de seus equipamentos ou zelar pelas famílias que hospedam. Prestadores de serviços que não possuem qualificação não sabem reconhecer uma situação de risco e não estão aptos para imprevistos e emergências.

Florianópolis é um destino muito frequentado e oferta grande de serviços pode confundir na hora da escolha. Por isso é importantes se informar sobre os critérios de decisão, principalmente sobre sua segurança.

Você já sabia que existe uma norma criada para definir regras de segurança para passeios de aventura?

Pergunte sempre a empresa que vai prestar os serviços está operando dentro da norma ABNT 21.101. Esta é a norma que define os requisitos de Sistema de Gestão de Segurança para o turismo de aventura. Um empresa operando dentro das normas irá realizar previamente a avaliação dos riscos das atividades e oferecer equipamentos de proteção de individual. Além de realizar o correto treinamento da equipe e se preparar com protocolos de atendimento emergencial, para colocar em prática se necessário.

Caso não receba orientações sobre a sua segurança ou caso tenha a impressão de que o local está descuidado, desista do passeio. E, principalmente, não escolha só pelo preço. No turismo, o barato sai caro! Fique sempre atento à capacitação dos profissionais antes da contratação de sua viagem. Uma empresa que trabalha com segurança e com profissionais credenciados oferecerá maior tranquilidade para a sua viagem.

DICAS PRECIOSAS

  1. Quem possui costume de viajar sozinho não deve se esquecer de informar alguém sobre seus planos. Esta medida de precaução será essencial em caso de emergências.
  2. Sempre fique atento às condições climáticas no período de sua viagem, se estiver com o tempo nublado melhor procurar passeios que não sejam na natureza.
  3. Nas férias, mantenha os mesmos cuidados que toma no dia-a-dia. Certifique-se que você está em boas condições físicas e mentais para realizar as atividades.
  4. Busque uma agência de viagem que se preocupa com sua segurança.

Falar sobre integridade física ao planejar uma viagem pode parecer um exagero para quem olha o mercado de turismo de fora. Porém, quem acompanha a Associação Férias Vivas sabe que a quantidade de guias piratas, hotéis irregulares e agências negligentes é gigantesca. A Associação Férias Vivas já acompanhou mais de 3860 acidentes de turismo. Suas causas estão relacionadas à falta de sinalização, à incapacitação dos profissionais locais e à imprudência de alguns turistas.

O que mais chama atenção é que 99% dos acidentes de turismo poderiam ser evitados.

Com a quantidade imensa de empresas na web, fica difícil para nós como turistas separar as empresas que são legítimas daquelas que estão colocando sua vida em risco. Conheça a consultoria da UPack Experiências e Vivências para montar a sua viagem com tranquilidade.

A UPack Experiências e Vivências apoia a nossa causa, pois acredita que o turismo e a segurança andam de mãos dadas. Trabalhamos em parceria para que cada atividade seja planejada de modo seguro e com responsabilidade. O lucro da agência de viagens é destinado para manter as ações de conscientização realizadas pela Associação Férias Vivas.

Baixe gratuitamente o EBOOK FLORIANÓPOLIS que a Férias Vivas a UPack preparou para ajudar no seu planejamento e fique por dentro das nossas dicas para esse destino romântico!

EBOOK FLORIANÓPOLIS

“Os profissionais que trabalham aplicando as mesmas possuem um diferencial, e se tornam exemplos de comprometimento no trabalho exercido e no cuidado com os clientes.”

LUIS MARCELO • Nomas
0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos