Project Description

JAGUARIAÍVA

O QUE SABER ANTES DE IR

Ao visitar destinos com vasto conjunto de rochas como a região dos Campos Gerais e seus lindos afloramentos rochosos de arenito, mantenha-se sempre com calçado fechado para evitar escorregões e choques com rochas. Também escolha  vestimentas que vão dar mais proteção sobre a abrasão das rochas. Especialmente quando estiver em espaços secos e quando estiver curtindo uma cachoeira ou nado em poção.

Assim como dica para todo e qualquer destino, não deixe de pesquisar para poder diferenciar quem são as “falsas agências” e “falsos guias” e as agências de turismo e profissionais realmente gabaritados e referenciados para guiar e conduzir os passeios.

O que esperar de um turismo feito com qualidade?

Atividades em total segurança, com uso de equipamentos corretos, capacitação em primeiros socorros, conduta de boas práticas e que respeite a regulamentação ambiental local. Isso tudo, além, é claro, do cuidado de criar uma experiência que seja super válida para os visitantes. Em muitos destinos, há pessoas que levam turistas em atrativos sem as devidas qualificações que os espaços necessitam para atuação, além de não fazerem os devidos acordos com propriedades, se tornando uma cadeia de turismo falha e sem sustentabilidade, com baixa geração de renda e retorno a comunidade.

E temos uma boa notícia! Para estabelecer um padrão mínimo de qualidade e segurança, temos ao nosso favor as normas técnicas ABNT criadas para a prática de Ecoturismo e Turismo de Aventura. E damos aqui um destaque especial para a ABNT ISO 21101 – Sistema de Gestão da Segurança, que possui requisitos importantíssimos a serem seguidos e observados para a sua segurança e também da equipe de profissionais que o atender.

Outra recomendação essencial: você precisa conhecer o CADASTUR. Toda empresa formalizada no turismo (agências de turismo, guias de turismo, hotéis, bares e restaurantes e diversos outros estabelecimentos) pode ser consultada no site do Ministério do Turismo. O acesso é rápido e fácil. Qualquer dúvida, pode também ligar para 0800 200 8484.

É extremamente importante que você como consumidor saiba diferenciar uma empresa formalizada e séria de uma prestação de serviço amadora. E sem querer neste momento criar muito alarde, sua vida pode depender dessa escolha.

Agora, fique tranquilo. Você está no lugar certo e saberá planejar bem sua próxima viagem.

Boa consulta e vivências turísticas!

JAGUARIAÍVA – PARANÁ

Jaguariaíva é um município com sua história colonizadora iniciada pelo movimento do tropeirismo, que faziam o Caminho Viamão-Sorocaba desde o século XVIII, com o deslocamento intensivo de tropas e comboios de mulas de onde hoje fica o Norte da Argentina e o Estado do Rio Grande do Sul, para serem vendidas e/ou trocadas por escambo na cidade de Sorocaba, no Estado de São Paulo. Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, mesmo sendo considerada uma cidade pequena se comparada aos grandes centros urbanos, tem uma boa gama de opções de hospedagens e restaurantes, fazendo com que sua visita a cidade seja muito bem atendida. 

Vale muito salientar que o povoamento da cidade e região por povos primitivos se deu muito antes, e há diversos sítios arqueológicos com pinturas rupestres em estudo, que chegam a remontar a mais de 5000 anos.

Há uma infinidade de belas paisagens graças ao município estar inserido numa grande porção da Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana, que é um grande “degrau” de rochas de arenito com cerca de 360 milhões de anos de formação, com diversos acidentes geográficos interessantes como a própria escarpa, cânions, fendas, vales com cachoeiras, rios e florestas representando três biomas importantíssimos do país, como o Cerrado, a Floresta de Araucária (Mata Atlântica Mista) e a vegetação dos Campos Gerais. Alerta esperto: Na Escarpa Devoniana “quase tudo é beira”. Então, fique esperto na hora de tirar fotos, não arrisque a sua vida por uma selfie próxima da beirada. E, se tiver a chance, aproveite e ajude a alertar outras pessoas no local: as rochas do local são relativamente frágeis na beirada, podem desmoronar e causar um acidente.

ATRAÇÕES

Dentre os muitos atrativos culturais e históricos podemos destacar o Museu Conde Francesco Matarazzo, o Memorial Ferroviário, o Parque Dr Ruy Cunha, Santuário do Nosso Senhor Bom Jesus da Pedra Fria e a Casa da Cultura. Há atividade de city tour desempenhada por agência de turismo com cerca de 3:30 de duração, com guias que além da visita ordenada, enriquecem e muito o entendimento da história e cultura do destino.

Já dentre os atrativos naturais podemos destacar o Parque Linear do Rio Capivari e seu Cachoeirão, o Parque Municipal do Lago Azul com um complexo de três cachoeiras e cânion, o Parque Estadual do Cerrado com o monumental cânion Encanadão (foto abaixo), a Fazenda Cercado Grande com o cânion do Cadeado e muito próximo da área urbana o cânion Malvinas. Atividades memoráveis podem ser feitas nestes e em outros atrativos, como por exemplo aquatrekking (canionismo de nível I), rafting, cavalgada, passeio em veículo 4×4, trilhas, caminhadas e espeleoturismo (cavidades naturais), com opções para preencher vários dias de viagem.

EXPEDIÇÃO DE RAFTING

Uma experiência com muita adrenalina e contato com a natureza.

Uma expedição para aproveitar em Jaguariaíva é conhecer o Parque Estadual do Cerrado diretamente das corredeiras!

Na Expedição Rafting Encanadão (foto) o sucesso tem sido absoluto.

O percurso tem cerca de 11 quilômetros no curso d’água mais radical da região, o rio Jaguariaíva, com muita adrenalina em diversas corredeiras classes II a V¹, vencidas pelos participantes em botes infláveis à remo. O trecho principal é feito em meio aos imensos paredões de até 80m de altura do monumental cânion Encanadão, na área de proteção ambiental e conservação do Parque Estadual do Cerrado. A atividade pode ser feita por participantes iniciantes ou experientes em rafting. Não acredita ser capaz? Fique tranquilo, antes da atividade, a equipe vai fazer todo um treinamento fora e dentro da água, além dos ajustes necessários nos equipamentos de segurança.

Um extra na segurança:

No seu passeio, os coletes e capacetes precisam ser higienizados com álcool líquido antes de iniciar o operacional. Na Adventurous Friends isso é feito em uma sala separada com o colaborador devidamente higienizado e “mascarado”, na qual estes equipamentos são embalados em sacos plásticos, não tendo mais contato físico com ninguém além do participante. A equipe só abre o saco na hora de distribuir, mas o contato com o equipamento só se dá pelo participante. Já os remos e coletes vão marcados com fitas coloridas, para que não haja troca de remos entre os participantes em paradas do percurso. Olha que bela ideia!

Conheça na prática como funciona uma experiência segura em Jaguariaíva! Depois, compartilhe sua experiência aqui com a gente!

Todas as dicas e sugestões deste post foram construídas especialmente para seu planejamento de viagem. Este trabalho foi feito pela Associação Férias Vivas em conjunto com especialista e guia local Carlos Ornellas da Adventurous Friends.

NOVOS PROTOCOLOS

Tem uma etapa importante na sua próxima viagem que é se acostumar ao novo normal. Para facilitar sua vida e garantir a segurança de todos, as empresas de turismo de aventura passaram os últimos meses incorporando novos protocolos na sua operação. São medidas simples assim e que não irão criar stress algum na sua viagem. Quer saber como são feitas as atividades em Jaguariaíva com relação a sua segurança sanitária?

Recomendações relativas a pandemia.

Adotamos os protocolos de saúde como o Selo de Turismo Responsável do Ministério do Turismo e da publicação da 2ª edição do Manual de Boas Práticas Sanitárias da ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura, visando o menor impacto possível sobre a disseminação do COVID-19, preservando a saúde de nossos turistas e colaboradores. Dentre as medidas estão;

1 – medição da temperatura na apresentação de embarque, com desligamento do participante da atividade em caso de temperatura aferida de mais de 37,3C ou quaisquer outros sintomas relatados relativos ao COVID-19, além de recomendação de que se procure o mais rápido possível o atendimento médico mais próximo. Neste caso é emitido um voucher com o valor da atividade, para que possa haver remarcação.

2 – uso de máscara pessoal de tecido, com ao menos 4 a 6 mascaras a mais por participante para reposição periódica durante a atividade e os trajetos veiculares, acomodada em embalagem impermeável. Dica: capa impermeável para celular é uma alternativa para guardar as máscaras secas.

3 – teremos álcool em gel para higienização periódica durante o trajeto veicular e na atividade.

4 – manter a distância de 1 assento dentre pessoas desconhecidas dentro dos veículos da atividade, e se possível manter a distância de 1,5 metros nas áreas ao ar livre.

5 – nossos equipamentos estarão higienizados com maior rigor e alguns estarão marcados com fita colorida para que não haja troca entre os participantes presentes.

6 – somos uma equipe que preza pelo clima de amizade, mas neste período indicamos que não haja contato físico entre nossos colaboradores e os participantes das aventuras desde a apresentação até o término das atividades. Em caso de situações de necessidade de contato físico por situações de segurança inerentes a atividade, as medidas de imediata higienização serão feitas.

7 – se por ventura membros da equipe apresentarem sintomas de COVID-19 e após esforços em realocar a escala, não houver colaborador disponível em tempo hábil para a realização da atividade, será emitido um voucher com o valor da atividade para que possa haver remarcação ou poderemos fazer o reembolso integral do valor da atividade.

“Aplicamos o Manual de Boas Práticas Sanitárias e também adotamos os protocolos do SEBRAE, das associações do setor e aderimos ao Selo do Turismo Responsável Limpo e Seguro do MTur.”

CARLOS ORNELLAS • Guia de Turismo Regional, sócio da Adventurous Friends Turismo & Aventura e Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Jaguariaíva
0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos