Project Description
JERICOACOARA
O QUE SABER ANTES DE IR
Conhecer Jericoacoara é o sonho de muita gente. O destino é realmente único no mundo. Escolha perfeita para uma lua de mel e nada deixa a desejar para uma viagem entre amigos.
Jeri, pra os íntimos, já está até no radar internacional. A viagem até lá faz parte do relaxamento. Localizado no oeste do Ceará, fica a 300 km de Fortaleza. A infraestrutura é de primeira e é fácil perceber que o turismo é a prioridade do local. Embora seja visto como um destino caro, na verdade tem sim como aproveitar em diferentes faixas de orçamento. Quanto mais se informar e pesquisar, melhores serão as suas chances de escolher um bom custo-benefício sem cair em roubada. Fique sempre atento à capacitação dos profissionais antes da contratação de sua viagem. Uma empresa que trabalha com segurança e com profissionais credenciados oferecerá maior tranquilidade para a sua viagem.
DICAS PRECIOSAS
- Quem possui costume de viajar sozinho não deve se esquecer de informar alguém sobre seus planos. Esta medida de precaução será essencial em caso de emergências.
- Sempre fique atento às condições climáticas no período de sua viagem, se estiver com o tempo nublado melhor procurar passeios que não sejam na natureza.
- Nas férias, mantenha os mesmos cuidados que toma no dia-a-dia. Certifique-se que você está em boas condições físicas e mentais para realizar as atividades.
- Busque uma agência de viagem que se preocupa com sua segurança.
Falar sobre integridade física ao planejar uma viagem pode parecer um exagero para quem olha o mercado de turismo de fora. Porém, quem acompanha a Associação Férias Vivas sabe que a quantidade de guias piratas, hotéis irregulares e agências negligentes é gigantesca. A Associação Férias Vivas já acompanhou mais de 3860 acidentes de turismo. Suas causas estão relacionadas à falta de sinalização, à incapacitação dos profissionais locais e à imprudência de alguns turistas.
O que mais chama atenção é que 99% dos acidentes de turismo poderiam ser evitados.
Com a quantidade imensa de empresas na web, fica difícil para nós como turistas separar as empresas que são legítimas daquelas que estão colocando sua vida em risco. Conheça a consultoria da UPack Experiências e Vivências para montar a sua viagem com tranquilidade.
A UPack Experiências e Vivências apoia a nossa causa, pois acredita que o turismo e a segurança andam de mãos dadas. Trabalhamos em parceria para que cada atividade seja planejada de modo seguro e com responsabilidade. O lucro da agência de viagens é destinado para manter as ações de conscientização realizadas pela Associação Férias Vivas.
JERICOACOARA – CEARÁ
Um destino que reflete todos os melhores sonhos dos apaixonados pela natureza. O charme de Jeri está nas dunas de areia fina que se encontram com o mar no por-d0-s0l, atraindo todos no fim de tarde. A região oferece também lagoas cristalinas que possuem o poder de lavar a alma e deixar o stress rotineiro no esquecimento.
Toda a vila que é voltada para a atividade turística fica dentro do Parque Nacional de Jericoacoara. Para chegar na vila são usadas as estradas internas de areia, pelas quais o acesso é possível somente para veículos com tração nas quatro rodas (4×4) ou bugues. Fazem parte da região ecossistemas estuarinos, mangues e lagoas. São mais de 131 espécies de aves e 76 espécies de animais aquáticos. A unidade de conservação é também lar de espécies ameaçadas como a tartaruga-cabeçuda, a tartaruga-de-pente, a tartaruga-oliva. Aliás, o nome Jericoacoara vem do Tupi e significa “moradia das tartarugas”. A preservação ambiental é a palavra de ordem.Por isso, algumas regras de segurança precisam ser respeitadas.
Busque se informar sobre atualizações de abertura e protocolos de segurança de cada local visitado diretamente com os operadores.
PASSEIOS DE BUGGY
A sua segurança dependerá 100% do serviço contratado
Acidentes envolvendo buggy ou veículos que transitam em dunas estão se tornando cada vez mais comuns no Ceará.
A fiscalização ineficiente é um dos motivos para a incidência de casos. Conforme levantamento de 2016 realizado pela Tribuna do Ceará, dos 21 municípios do litoral do estado, 12 não possuíam departamento de fiscalização de trânsito, conforme determina a legislação. Ou seja, o trânsito nas faixas de praia, permitido somente a buggys credenciados, e em áreas pré-determinadas, fica sem planejamento e fiscalização.
Irregularidades por parte dos bugueiros também são frequentes. Tanto em relação à manutenção dos veículos quanto à quantidade de passageiros, que muitas vezes ultrapassam o número permitido. Além disso, é frequente se aventurarem em rotas não autorizadas e em manobras arriscadas.
Você como turista responsável e consciente, sob nenhuma hipótese, poderá contratar o passeio apenas pensando no menor custo. Saiba negociar, mas não escolha só pelo preço. Fuja de acordos com motoristas informais ou veículos irregulares. É de responsabilidade dos consumidores procurarem uma agência registrada no CADASTUR e informar-se com a Associação de Bugueiros da cidade.
Hoje, a gestão de riscos ainda é um tema pouco discutido pelo fato de não haver uma divulgação ampla dos acidentes de turismo. Passa-se uma impressão errada de que se trata de um problema esporádico. Por isso fique atento, acompanhe nossos conteúdos e entre em contato se tiver dúvidas.
Fique atento aos passeios de buggy. Contrate apenas bugueiros devidamente registrados na Associação dos Bugueiros / Cooperativa dos Bugueiros de Jericoacoara.
INFORMAÇÃO SALVA VIDAS
A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.
Recentemente, lançamos o aplicativo Eu Vivi Esta Experiência, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.