Project Description

JERICOACOARA

O QUE SABER ANTES DE IR

Conhecer Jericoacoara é o sonho de muita gente. O destino é realmente único no mundo. Escolha perfeita para uma lua de mel e nada deixa a desejar para uma viagem entre amigos.

Jeri, pra os íntimos, já está até no radar internacional. A viagem até lá faz parte do relaxamento. Localizado no oeste do Ceará, fica a 300 km de Fortaleza. A infraestrutura é de primeira e é fácil perceber que o turismo é a prioridade do local. Embora seja visto como um destino caro, na verdade tem sim como aproveitar em diferentes faixas de orçamento. Quanto mais se informar e pesquisar, melhores serão as suas chances de escolher um bom custo-benefício sem cair em roubada. Fique sempre atento à capacitação dos profissionais antes da contratação de sua viagem. Uma empresa que trabalha com segurança e com profissionais credenciados oferecerá maior tranquilidade para a sua viagem.

DICAS PRECIOSAS

  1. Quem possui costume de viajar sozinho não deve se esquecer de informar alguém sobre seus planos. Esta medida de precaução será essencial em caso de emergências.
  2. Sempre fique atento às condições climáticas no período de sua viagem, se estiver com o tempo nublado melhor procurar passeios que não sejam na natureza.
  3. Nas férias, mantenha os mesmos cuidados que toma no dia-a-dia. Certifique-se que você está em boas condições físicas e mentais para realizar as atividades.
  4. Busque uma agência de viagem que se preocupa com sua segurança.

Falar sobre integridade física ao planejar uma viagem pode parecer um exagero para quem olha o mercado de turismo de fora. Porém, quem acompanha a Associação Férias Vivas sabe que a quantidade de guias piratas, hotéis irregulares e agências negligentes é gigantesca. A Associação Férias Vivas já acompanhou mais de 3860 acidentes de turismo. Suas causas estão relacionadas à falta de sinalização, à incapacitação dos profissionais locais e à imprudência de alguns turistas.

O que mais chama atenção é que 99% dos acidentes de turismo poderiam ser evitados.

Com a quantidade imensa de empresas na web, fica difícil para nós como turistas separar as empresas que são legítimas daquelas que estão colocando sua vida em risco. Conheça a consultoria da UPack Experiências e Vivências para montar a sua viagem com tranquilidade.

A UPack Experiências e Vivências apoia a nossa causa, pois acredita que o turismo e a segurança andam de mãos dadas. Trabalhamos em parceria para que cada atividade seja planejada de modo seguro e com responsabilidade. O lucro da agência de viagens é destinado para manter as ações de conscientização realizadas pela Associação Férias Vivas.

JERICOACOARA – CEARÁ

Um destino que reflete todos os melhores sonhos dos apaixonados pela natureza. O charme de Jeri está nas dunas de areia fina que se encontram com o mar no por-d0-s0l, atraindo todos no fim de tarde. A região oferece também lagoas cristalinas que possuem o poder de lavar a alma e deixar o stress rotineiro no esquecimento.

Toda a vila que é voltada para a atividade turística fica dentro do Parque Nacional de Jericoacoara. Para chegar na vila são usadas as estradas internas de areia, pelas quais o acesso é possível somente para veículos com tração nas quatro rodas (4×4) ou bugues. Fazem parte da região ecossistemas estuarinos, mangues e lagoas. São mais de 131 espécies de aves e 76 espécies de animais aquáticos. A unidade de conservação é também lar de espécies ameaçadas como a tartaruga-cabeçuda, a tartaruga-de-pente, a tartaruga-oliva. Aliás, o nome Jericoacoara vem do Tupi e significa “moradia das tartarugas”. A preservação ambiental é a palavra de ordem.Por isso, algumas regras de segurança precisam ser respeitadas.

Busque se informar sobre atualizações de abertura e protocolos de segurança de cada local visitado diretamente com os operadores. 

PASSEIOS DE BUGGY

A sua segurança dependerá 100% do serviço contratado

Acidentes envolvendo buggy ou veículos que transitam em dunas estão se tornando cada vez mais comuns no Ceará.

A fiscalização ineficiente é um dos motivos para a incidência de casos. Conforme levantamento de 2016 realizado pela Tribuna do Ceará, dos 21 municípios do litoral do estado, 12 não possuíam departamento de fiscalização de trânsito, conforme determina a legislação. Ou seja, o trânsito nas faixas de praia, permitido somente a buggys credenciados, e em áreas pré-determinadas, fica sem planejamento e fiscalização.

Irregularidades por parte dos bugueiros também são frequentes. Tanto em relação à manutenção dos veículos quanto à quantidade de passageiros, que muitas vezes ultrapassam o número permitido. Além disso, é frequente se aventurarem em rotas não autorizadas e em manobras arriscadas.

Você como turista responsável e consciente, sob nenhuma hipótese, poderá contratar o passeio apenas pensando no menor custo. Saiba negociar, mas não escolha só pelo preço. Fuja de acordos com motoristas informais ou veículos irregulares. É de responsabilidade dos consumidores procurarem uma agência registrada no CADASTUR e informar-se com a Associação de Bugueiros da cidade.

Hoje, a gestão de riscos ainda é um tema pouco discutido pelo fato de não haver uma divulgação ampla dos acidentes de turismo. Passa-se uma impressão errada de que se trata de um problema esporádico. Por isso fique atento, acompanhe nossos conteúdos e entre em contato se tiver dúvidas.

Fique atento aos passeios de buggy. Contrate apenas bugueiros devidamente registrados na Associação dos Bugueiros / Cooperativa dos Bugueiros de Jericoacoara.

ALERTA
0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG  é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o aplicativo Eu Vivi Esta Experiência, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos