Project Description

JERICOACOARA

POR QUE VISITAR JERICOACOARA?

Jericoacoara ou simplesmente “Jeri” como é mais conhecida, é um dos destinos nacionais que mais ganharam destaque nas últimas décadas. Não é para menos, afinal o lugar é um verdadeiro paraíso e já foi eleita uma das 10 praias mais bonitas do mundo pelo jornal Washington Post.

Localizada à 300km de Fortaleza, o local encanta os turistas brasileiros e estrangeiros com suas belezas naturais, que incluem praias, dunas e lagoas. Há alguns anos atrás, Jeri era apenas uma vila de pescadores de difícil acesso e sem estrutura turística. Hoje esse cenário simples ainda se faz presente e a vila permanece sendo um local rústico, onde o acesso é feito somente através de veículos 4×4 que atravessam caminhos de areia. As ruas permanecem com pouca iluminação e chão de areia, o que nos trás um clima agradável e aconchegante ao local. Com o reconhecimento e crescimento do destino, a vila se tornou mais moderna ao passar do tempo e oferece uma ótima infraestrutura com diversas opções de hotéis, restaurantes e bares, desde os mais simples, até os mais sofisticados e luxuosos.

O QUE SABER ANTES DE IR

Conhecer Jericoacoara é o sonho de muita gente. O destino é realmente único no mundo. Escolha perfeita para uma lua de mel e nada deixa a desejar para uma viagem entre amigos.

A viagem até lá faz parte do relaxamento. Localizado no oeste do Ceará, fica a 300 km de Fortaleza. A infraestrutura é de primeira e é fácil perceber que o turismo é a prioridade do local. Embora seja visto como um destino caro, na verdade tem sim como aproveitar em diferentes faixas de orçamento. Quanto mais se informar e pesquisar, melhores serão as suas chances de escolher um bom custo-benefício sem cair em roubada. Fique sempre atento à capacitação dos profissionais antes da contratação de sua viagem. Uma empresa que trabalha com segurança e com profissionais credenciados oferecerá maior tranquilidade para a sua viagem.

COMO CHEGAR

É possível chegar no local através do Aeroporto de Fortaleza ou do Aeroporto de Jericoacoara que começou a operar em 2017. Ao optar por chegar em Fortaleza, é necessário contratar um serviço de transfer até Jeri. A viagem dura em média 5 horas. Não é recomendado ir com veículo próprio pois os carros acabam atolando na areia e o caminho não é fácil para pessoas que não conhecem e não tem experiência.

O Aeroporto de Jericoacoara é a forma mais fácil e simples de chegar em Jeri atualmente, porém, não há muitas opções de voos. Chegando através desse aeroporto, é possível pegar um transfer compartilhado ou privado e em 30 minutos já estará na vila.

Atenção: apenas buggy e veículos 4×4 credenciados são permitidos circular pela vila.

 

QUANDO VISITAR

Jericoacoara é um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano. Por ser um local famoso, a vila atrai mais turistas nos feriados e finais de semana e também nas férias de Dezembro, no Réveillon e Carnaval, onde conta com diversas festas famosas e luxuosas. A quantidade de chuvas é maior no primeiro semestre do ano e os meses de Março e Abril são mais chuvosos. A melhor época para visitar esse destino é o segundo semestre, onde praticamente não chove e é possível aproveitar o calor com dias ensolarados e quentes.

 

DICAS PRECIOSAS

  1. Quem possui costume de viajar sozinho não deve se esquecer de informar alguém sobre seus planos. Esta medida de precaução será essencial em caso de emergências.
  2. Sempre fique atento às condições climáticas no período de sua viagem, se estiver com o tempo nublado melhor procurar passeios que não sejam na natureza.
  3. Nas férias, mantenha os mesmos cuidados que toma no dia-a-dia. Certifique-se que você está em boas condições físicas e mentais para realizar as atividades.
  4. Busque uma agência de viagem que se preocupa com sua segurança.

Falar sobre integridade física ao planejar uma viagem pode parecer um exagero para quem olha o mercado de turismo de fora. Porém, quem acompanha a Associação Férias Vivas sabe que a quantidade de guias piratas, hotéis irregulares e agências negligentes é gigantesca. A Associação Férias Vivas já acompanhou mais de 3960 acidentes de turismo. Suas causas estão relacionadas à falta de sinalização, à incapacitação dos profissionais locais e à imprudência de alguns turistas.

JERICOACOARA – CEARÁ

Um destino que reflete todos os melhores sonhos dos apaixonados pela natureza. O charme de Jeri está nas dunas de areia fina que se encontram com o mar no por-d0-s0l, atraindo todos no fim de tarde. A região oferece também lagoas cristalinas que possuem o poder de lavar a alma e deixar o stress rotineiro no esquecimento.

Toda a vila que é voltada para a atividade turística fica dentro do Parque Nacional de Jericoacoara. Para chegar na vila são usadas as estradas internas de areia, pelas quais o acesso é possível somente para veículos com tração nas quatro rodas (4×4) ou bugues. Fazem parte da região ecossistemas estuarinos, mangues e lagoas. São mais de 131 espécies de aves e 76 espécies de animais aquáticos. A unidade de conservação é também lar de espécies ameaçadas como a tartaruga-cabeçuda, a tartaruga-de-pente, a tartaruga-oliva. Aliás, o nome Jericoacoara vem do Tupi e significa “moradia das tartarugas”. A preservação ambiental é a palavra de ordem. Por isso, algumas regras de segurança precisam ser respeitadas.

 

PRESERVAÇÃO E NORMAS DE PROTEÇÃO

Jericoacoara foi declarado como Área de Proteção Ambiental (APA) em 1984. Em 2002 foi criado o Parque Nacional de Jericoacoara (Parna) que conta com uma área de 200 Km² e assegura a preservação dos recursos naturais, proíbe a caça de animais, da pesca predatória ou de qualquer tipo de poluição. Também possibilita a realização de pesquisa cientifica e o desenvolvimento de turismo ecológico e educação ambiental.

O parque possui normas especificas que visam à conservação e preservação da biodiversidade e do seu patrimônio natural. Dentro do parque é proibido:

  1. Trânsito de veículos automotores sobre dunas fixas ou móveis;
  2. Deixar lixo nos locais visitados;
  3. Coletar, perseguir ou apanhar espécimes da fauna silvestre;
  4. Fazer fogueiras no interior do parque.

O Parque Nacional de Jericoacoara é administrado atualmente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

 

GASTRONOMIA E HOTELARIA

A vila é rústica e conta com opções simples e também com opções luxuosas de hotéis, pousadas e restaurantes.

Algumas acomodações estão localizadas na beira da praia e outras mais afastadas, no entanto, no geral é tudo muito perto e acessível com pequenas caminhadas.

Os restaurantes contam com um ar e decoração rústica, bem típica em Jericoacoara. É possível encontrar diversas opções de comida e com preços variados. A comida regional de Jeri é composta por frutos do mar, moquecas de peixe e de camarão. Como há viajantes do mundo todo visitando a vila, também é possível encontrar pratos da cozinha internacional.

O QUE FAZER EM JERICOACOARA?

A vila conta com diversas praias e lagoas de água doce que encantam por sua beleza natural e águas cristalinas.

Os passeios se dividem entre lado oeste e leste e são feitos de buggy. No passeio pelo lado oeste, é possível visitar a Lagoa de Tatajuba e no litoral leste está a Praia do Preá, a Lagoa Azul e a famosa Lagoa do Paraíso.

Lagoa do Paraíso

A Lagoa do Paraíso é uma das principais atrações da região e é considerada uma das melhores praias do Brasil. Diversos estabelecimentos colocam redes no mar para os visitantes aproveitarem, onde é possível relaxar e aproveitar a lagoa ao mesmo tempo.

Duna do Pôr do Sol

A Duna do Pôr do Sol está a 10 minutos da Praia Principal da vila e é também outro passeio imperdível. Uma legião de pessoas sobe até o alto da duna no final da tarde para apreciar o pôr do sol. Um verdadeiro espetáculo.

Pedra Furada

A Pedra Furada é o cartão postal de Jericoacoara. A pedra conta com uma fenda no meio, e no período de 15 de julho à 15 de agosto, é a melhor época para fotografar o sol encaixado bem ao centro do buraco. É possível chegar ao local andando, no entanto, é composto por subidas e descidas e acaba sendo cansativo. No final, a vista é gratificante e compensa o esforço.

PASSEIOS DE BUGGY

A sua segurança dependerá 100% do serviço contratado

Acidentes envolvendo buggy ou veículos que transitam em dunas estão se tornando cada vez mais comuns no Ceará.

A fiscalização ineficiente é um dos motivos para a incidência de casos. Conforme levantamento de 2016 realizado pela Tribuna do Ceará, dos 21 municípios do litoral do estado, 12 não possuíam departamento de fiscalização de trânsito, conforme determina a legislação. Ou seja, o trânsito nas faixas de praia, permitido somente a buggys credenciados, e em áreas pré-determinadas, fica sem planejamento e fiscalização.

Irregularidades por parte dos bugueiros também são frequentes. Tanto em relação à manutenção dos veículos quanto à quantidade de passageiros, que muitas vezes ultrapassam o número permitido. Além disso, é frequente se aventurarem em rotas não autorizadas e em manobras arriscadas.

Você como turista responsável e consciente, sob nenhuma hipótese, poderá contratar o passeio apenas pensando no menor custo. Saiba negociar, mas não escolha só pelo preço. Fuja de acordos com motoristas informais ou veículos irregulares. É de responsabilidade dos consumidores procurarem uma agência registrada no CADASTUR e informar-se com a Associação de Bugueiros da cidade.

Hoje, a gestão de riscos ainda é um tema pouco discutido pelo fato de não haver uma divulgação ampla dos acidentes de turismo. Passa-se uma impressão errada de que se trata de um problema esporádico. Por isso fique atento, acompanhe nossos conteúdos e entre em contato se tiver dúvidas.

JERICOACOARA DURANTE A PANDEMIA

Jericoacoara foi o primeiro município do Ceará a iniciar a quarentena e a restringir a entrada de turistas, mesmo com o turismo como principal fonte de renda da cidade. A vila apresenta uma das menores taxas de letalidade e mortalidade do Ceará, com redução no número de casos e retomou os serviços turísticos na região. Os meios de hospedagem estão autorizados a fazer reservas, desde que sigam todos os protocolos sanitários. Restaurantes e barracas de praia podem funcionar com 50% de sua capacidade.

O turismo consciente continua sendo algo importante em qualquer viagem no momento atual. Por isso, respeitar todos os protocolos de segurança, use sempre máscara e álcool em gel.As pessoas que visitaram Jericoacoara e fizeram os passeios relatam que foi uma experiência inesquecível e incrível. Eles mencionam e destacam que o mais lindo de Jeri não é a praia principal, e sim o pôr do sol na duna, a Pedra Furada e as lagoas. A noite também é algo que encanta esses viajantes e o clima rústico e moderno ao mesmo tempo, com um toque elegante e sofisticado fazem os turistas vivenciarem momentos especiais.

Para sua segurança, procure sempre agências de turismo e guias credenciados para realizar passeios ou atividades no destino.

Dicas adicionais para uma viagem tranquila :

– Em Jericoacoara não há bancos ou caixas eletrônicos, por isso, é importante que o turista leve dinheiro em espécie;

– Cartões de crédito e débito geralmente são aceitos nos estabelecimentos;

– É cobrada uma taxa para visitar o local no valor de R$ 30,00 no período de um a sete dias de viagem. Caso o visitante passe mais de uma semana, será cobrada uma taxa extra de R$ 3,00 por pessoa a cada dia excedido. Idosos e crianças estão isentos da taxa. Essa taxa é para promover o turismo sustentável, com o objetivo de financiar a infraestrutura necessária para moradores e turistas. É possível encontrar mais informações e pagar previamente no site https://www.jijocadejericoacoara.ce.gov.br/

– É importante levar roupas e calçados leves e confortáveis, além de um protetor solar.

Busque se informar sobre atualizações de abertura e protocolos de segurança de cada local visitado diretamente com os operadores.

JERI EM FAMÍLIA

A Fernanda nos conta como foi sua viagem:

“Conheci Jericoacoara em 2015 em uma viagem com a minha irmã. Pude vivenciar momentos incríveis e inesquecíveis. Lembro que adorei a Duna do Pôr do Sol e também o passeio até a Lagoa do Paraíso, além de adorar andar pela vila na parte da noite e desfrutar da gastronomia local. Também gostei do ambiente rústico, da tranquilidade, calmaria e paz que Jericoacoara nos trás.

É importante procurar e contratar agências e guias de turismo credenciados para garantir a segurança na viagem. Verificar também o buggy, se o motorista possui registro para atuar, se o veiculo está seguro para realizar o passeio e lembre-se da importância de usar cinto de segurança.

Se preocupar com segurança é uma forma de evitar acidentes, por isso, sempre contrate serviços credenciados e aproveite sua viagem com conforto e sem preocupações”

Todas as dicas e sugestões deste post foram construídas especialmente para seu planejamento de viagem. Este trabalho foi feito pela Associação Férias Vivas em conjunto com a voluntária e turismóloga Fernanda Arrelaro.

JERICOACOARA, O PARAÍSO É AQUI!

Com paisagens deslumbrantes e inesquecíveis, águas cristalinas e uma infraestrutura sofisticada de hotéis e restaurantes, Jericoacoara é um dos melhores destinos brasileiros para visitar.

O local está cercado por lagoas de água doce com temperatura morna, mar transparente e calmo, com enormes dunas onde é possível assistir um espetáculo a parte que é o pôr do sol mais bonito do Ceará. Possui um cenário único com mangues, rios, lagoas, rochas recortadas pela ação das ondas do mar, ventos que reviram águas e brincam com as gigantes dunas, oferecendo um local ideal para práticas de windsurf e o kitesurf. Inclusive, é considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática do windsurf segundo a revista Windsurfing Magazine.

Jericoacoara encanta todos os públicos e idades. É possível aproveitar dias quentes e ensolarados em um ambiente único, calmo, tranquilo e rústico.

E aí, você já incluiu Jericoacoara como seu próximo destino?

Se preocupar com segurança é uma forma de evitar acidentes, por isso, sempre contrate serviços credenciados e aproveite sua viagem com conforto e sem preocupações

Fernanda Arrelaro, Turismóloga
0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos