Project Description

MONTE VERDE – MINAS GERAIS

POR QUE VISITAR MONTE VERDE?

Localizado no município de Camanducaia, Minas Gerais, o charmoso distrito de Monte Verde encanta seus visitantes pelo contato com a natureza, tranquilidade, tradições gastronômicas, ecoturismo e a atmosfera com raízes europeias. Também conhecida como “Suíça Mineira”, Monte Verde é um típico destino de inverno e de reconhecimento nacional, afinal, a cidade recebeu o título de “Melhor destino de inverno no Brasil” e o de “Cidade mais romântica”, em 2008 e 2009 respectivamente.

Com traços europeus e clima subtropical em meio à Serra da Mantiqueira, o local fica muito próximo de São Paulo, assim, o acesso por visitantes pode facilmente ser feito de carro, o que faz com que muitos paulistas optem pela região para ócio.

Além do mais, se você está buscando um destino no qual a tranquilidade é certeira, a charmosa vila de Monte Verde deve estar no topo da lista de seus planos. De acordo com o Censo de 2010, a charmosa cidade de Camanducaia possui 4.132 habitantes e a economia da cidade é estruturada em volta da recepção de turistas. Por causa disso, Monte Verde pode oferecer aos seus visitantes o melhor de dois mundos, um por meio da calmaria, segurança da cidade e o relaxante contato com a natureza, como também um centro vívido durante a noite, com bares, restaurantes e deliciosos achados gastronômicos.

Desse modo, a pequena vila é tão encantadora de dia quanto à noite. Então, se você ainda não foi convencido de que Monte Verde deve ser um dos seus próximos destinos… fique tranquilo e siga com em frente com a leitura, porque iremos desvendar as belezas desse lindo distrito interiorano e você irá entender porque a cidade de Monte Verde está entre as cidades mais acolhedoras do mundo!

NATUREZA E PAZ

Localizada entre reflorestamentos e áreas preservadas de Mata Atlântica, o local é rodeado de regiões montanhosas que trazem para Monte Verde uma encantadora semelhança com paisagens dos Alpes Suíços. Cercado por muito verde, com uma flora riquíssima, destacando os altos eucaliptos e os cônicos pinheiros brasileiros, o espaço é um verdadeiro recanto natural que transmite paz ao proporcionar aos seus viajantes serenas experiências com muita interação com a natureza.

Além disso, já imaginou estar viajando e poder encontrar esquilos durante o seu passeio? Pois, um símbolo popular de Monte Verde e que, inclusive, pode ser encontrado em diversos lugares do distrito, são os famosos esquilos!

Assim, Monte Verde é reconhecidamente caracterizada como um verdadeiro show de biodiversidade de fauna e flora!

ACOLHIMENTO RECONHECIDO MUNDIALMENTE

Realizado pela empresa Booking.com, o Traveller Review Awards é uma premiação elaborada com a finalidade de premiar destinos de viagens que se destacam pela excelência em hospitalidade e em oferecer experiências positivas aos seus visitantes. Em sua edição de 2020, a cidade de Monte Verde fora selecionada como um dos destinos mais acolhedores do mundo! Ocupando o ranking de nono lugar, a vila interiorana de Minas Gerais fora comparada com destinos em outros 220 países, como na Itália, Alemanha, Turquia, Nova Zelândia, Irlanda, dentre outros.

Logo, a experiência de se hospedar em Monte Verde, além de ser querida, também é valorizada como uma das dez melhores em acolhimento em escala mundial. Sem dúvidas, uma hospedagem imperdível!

SUÍÇA MINEIRA

E que tal uma experiência europeia sem ao menos sair do Brasil? E isso é possível! Monte Verde é reconhecida pelas suas diversas características europeias que fazem com que o destino seja apelidado de “Suíça Mineira”. Dentre o clima, o cenário montanhoso semelhante ao alpino, as construções em modelos de chalé suíços, o clima frio e seco em meio à fumaça das chaminés e até mesmo a culinária ligada à Monte Verde proporcionam aos turistas a impressão de se estar viajando em um pedacinho do continente europeu.

Todas essas influências se devem às características históricas que constituem Monte Verde, dado que a cidade recebeu grande influência de imigrantes italianos, suíços e alemães que encontram em Monte Verde particularidades de sua terra natal.

Por causa disso Monte Verde é um pedacinho da Europa, só que no Brasil! Assim como conta o gestor Marcos Paulos de Souza ao G1: “Monte Verde é conhecida por ‘suíça brasileira’ por causa do clima que se aproxima muito do de países europeus. Esse ano chegamos a registrar 3,9ºC de acordo com o Instituto de Meteorologia. Quem visita Monte Verde desfruta de um clima europeu com a hospitalidade mineira”.

SHOW DE GASTRONOMIA

A inegável influência europeia em Monte Verde também é notada nos pratos e comidas servidas na região, ainda com um toque mineiro que compõe um verdadeiro show de gastronomia!

A maior parte dos restaurantes e cafeterias se encontram no centro da cidade, composto pela Avenida Monte Verde e um polo de compras, nos quais se encontram desde fábricas de chocolate a bares que vendem porções de petiscos. A variedade gastronômica recebe destaque para comidas alemãs, italianas e, principalmente, suíças, e toda essa pluralidade também inclui comidas típicas mineiras. Além disso, por ser um lugar tipicamente invernal, os destaques culinários vão para os fondues e a sobremesa europeia Strudel, que são encontrados em inúmeros pontos por Monte Verde.

Também, se você gosta de destilados, drinks, vinhos e cachaças, saiba que diversas bebidas de produção própria podem ser encontradas em Monte Verde. Por falar em produtos artesanais, esses estão espalhados pela vila por toda parte, sendo eles doces em geral, chocolates, queijos e muitos artesanatos belíssimos.

NEVE NO BRASIL

Por sua topografia montanhosa e clima subtropical, as temperaturas em Monte Verde costumam ser inusitadamente baixas em meados de julho, fato que faz com que a vila tenha ainda mais peculiaridades da Europa. Por isso, se você adora um friozinho, você irá gostar de saber que em 1999 os termômetros de Monte Verde chegaram a marcar a histórica marca dos –14 °C! Nesse mesmo ano, os moradores e visitantes de Monte Verde vivenciaram a neve, porém esse é um fenômeno raro. Apesar das temperaturas serem baixas, a umidade do ar impede que esse evento seja recorrente por conta do clima seco de Monte Verde.

Ainda, um fator essencial para se programar e fazer com que a sua viagem seja ainda mais positiva, seria verificar em quais épocas do ano você teria uma melhor experiência. De acordo com o Guia Monte Verde, o local costuma ter dias de verão quentes, porém com noites mais frias. Já no outono, as chuvas diminuem gradativamente, ainda que as temperaturas variem de 7 ° C a 21 °C. Em meados de junho e julho, o período de inverno faz com que muitos turistas sejam atraídos pela aconchegante vila e suas temperaturas que podem chegar à níveis negativos, com a temperatura média em julho na faixa dos 12,3 ° C, sendo que em 2009 a menor temperatura registrada fora a de -3,7 °C. Por fim, a primavera em Monte Verde é igualmente bonita com a chegada das flores espalhadas pela distrito, sendo que as temperaturas nessa estação variam, aproximadamente, entre 12 ° C a 24 °C.

Dessa maneira, indicamos fortemente um planejamento prévio da viagem, considerando que a alta temporada em Monte Verde é no inverno e, também, sempre verifique o clima previsto para as datas em questão. Assim, você já deve saber o que pode curtir pela cidade e ter mais facilidade na hora de arrumar as malas para embarcar numa viagem memorável rumo à Monte Verde!

PARA OS AMANTES DE AVENTURA

Além de ser um destino encantador pelo aconchego, o adorado distrito de Camanducaia é destaque no ecoturismo, com várias opções de atividades disponíveis para aqueles que amam aventura. Ainda assim, as atividades variam, tanto em níveis de dificuldade quanto em preços, por isso, as atividades de ecoturismo podem ser praticadas por famílias, crianças e até mesmo por aqueles que querem enfrentar maiores desafios.

Em primeiro lugar, ao pesquisar sobre Monte Verde, muitas vezes você irá encontrar fotografias montanhosas e de vistas panorâmicas incríveis de pontos altos, isso se deve ao fato de que existem trilhas espalhadas pelas regiões de Monte Verde, sendo as mais famosas as trilhas da Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Platô e do Pico Selado. Todas são diferentes em nível de dificuldade e, consequentemente, em quesito de duração. Também, é importante mencionar que apenas a trilha da Pedra Redonda encontra-se ativa desde meados de 2020, sendo todas elas, agora, propriedade privada da empresa MOVE. Dessa forma, para fazer o trajeto é necessário estar com um guia autorizado.

Em segundo lugar, programe-se e torne a segurança como prioridade máxima, mas não se preocupe precocemente porque a Férias Vivas tem um material para te ajudar! Então, antes de se aventurar nas trilhas estimulantes de Monte Verde, leia as nossas dicas essenciais para os corações aventureiros que querem fazer uma boa trilha. (https://www.feriasvivas.org.br/trilhas/)

Além da emoção das trilhas, as atividades ao ar livre são das mais diversificadas, podendo-se encontrar passeios de jipe, passeios de quadriciclo, passeios a cavalo, mountain bike e até mesmo se aventurar na Mega Tirolesa que está na Fazenda Radical, a qual também oferece outras experiências como arvorismo e arco e flecha.

Portanto, o ecoturismo é fortíssimo na cidade, através da combinação de paisagens e da natureza exuberante e adrenalina, Monte Verde se caracteriza como um lugar maravilhoso para aqueles que amam a tranquilidade tanto quanto para os que querem fortes emoções.

PARA A FAMÍLIA

Com tanto para se aproveitar em Monte Verde, a família não poderia ficar de fora! A vilazinha de Camanducaia pode exalar romance e atrair casais, como também ser atrativo para aqueles que amam se aventurar no ecoturismo. Contudo, Monte Verde também é um destino para a família, já que atrações para as mais diversas faixas etárias é o que não falta!

Há opções para toda família, como patinação no gelo, lojinhas na avenida Monte Verde, o parque Oshin, a Fazenda Radical com atividades para adultos e crianças, trilhas que possuem variados níveis de dificuldade e outras atrações que a região apresenta para públicos distintos. Sem sombra de dúvidas não há limite de idade para curtir a beleza natural e os atrativos da cidade de Monte Verde.

AS MELHORES DICAS PARA UMA VIAGEM INCRÍVEL E SEGURA

Fazer uma viagem é bom demais, mas, acredite, viajar com segurança é melhor ainda! Quando viajamos devemos estar cientes de que uma boa experiência vai além de somente decidir fazer aquela viagem tão desejada e somente embarcar. Afinal, estar consciente de que existem riscos e que devemos estar a par de medidas que tragam mais segurança às nossas viagens é essencial.

Ainda, é evidente que com o advento da crise por Coronavírus, tivemos que nos inteirar acerca da nossa segurança e é crucial que adotemos essa boa prática em relação à futuras viagens, sejam elas com a família, amigos ou só.

MONTE VERDE DURANTE A PANDEMIA

Por conta da atual situação de COVID-19, a prefeitura de Camanducaia adotou medidas preventivas que garantem o funcionamento do distrito, porém, com restrições, como a de respeitar o distanciamento interpessoal de no mínimo 1,5m.

Ao entrar em contato com a empresária Isabella Di Lascio, sócia do Esquilo Hotel, ela relatou que as atividades turísticas seguem funcionando em Monte Verde, porém sob medidas e protocolos. Ainda, Isabella nos contou que há uma dificuldade recorrente em fazer com que os turistas respeitem as medidas, principalmente em bares e restaurantes, ainda que os estabelecimentos somente funcionem quando conciliados às medidas de segurança impostas pelas associações comerciais, ACMV e MOVE, em parceria com a prefeitura e secretaria do turismo.

Como proprietária e profissional que visa oferecer serviços com segurança aos seus hóspedes, a Isabella também descreveu que os próprios estabelecimentos hoteleiros possuem as suas diretrizes e protocolos a serem seguidos, assim, ela frisa: “Digo por nós (Esquilo Hotel), passamos por inúmeras adaptações e investimentos, desde treinamentos de capacitação, compras de equipamentos de EPI e mudanças diárias referentes à rotina e logística. Esse conjunto de ações certamente demonstraram desde a reabertura e, diariamente, preocupação com o nosso hóspede, com a nossa equipe e com a nossa empresa”.

Dessa forma, desde o início da reabertura de Monte Verde, o destino tem tido uma reabertura gradual e reduzida, justamente para tornar o lugar seguro e promover excelentes experiências aos viajantes que buscam aproveitar os encantos de Monte Verde.

MONTE VERDE COM SEGURANÇA

Em prol da segurança turística, o engajamento em rede em Monte Verde é notável, tão pautado que a Associação Férias Vivas pôde realizar uma palestra em 2019 com empresários do ramo turístico em Monte Verde a qual contava com debates acerca da prevenção de acidentes na região. No entanto, o engajamento com a segurança em viagens não é somente unilateral, afinal, providências por parte dos viajantes podem ser tomadas e prevenções adotadas.

Sendo assim, visando a importância de nos atentarmos à nossa segurança e a de nossos entes queridos, devemos manter em mente algumas práticas essenciais para que cultivemos lembranças positivas de viagens.

1. Planejamento e Diversão andam juntos

Quantas foram as vezes que você planejou uma viagem de antemão? É sempre animador pesquisar pelos melhores lugares, melhores restaurantes e melhores lojas, porém a atenção para com serviços contratados deve ser tão promissora quanto fazer tudo isso, pois, é uma boa prática que deve ser mantida para o melhor aproveitamento da viagem.

Por isso, antes de viajar, busque por informações acerca dos serviços e passeios que está interessado em fazer. Dentre as providências tomadas, acesse sites dos estabelecimentos, leia sobre as experiências de outros viajantes, busque pela reputação dos contratados e, até mesmo, cogite entrar em contato para sanar suas dúvidas sobre a empresa.

Outra dica para aqueles que sempre lidam com imprevistos de esquecer itens importantes para as viagens é fazer uma checklist, uma lista, com tudo que não pode faltar para o seu período de viagem.

2. Boas experiências exigem um bom investimento

Dito isso, nem sempre o mais barato é o melhor. Por isso, os esquemas mais baratos podem sair caro para voê e sua família. Então, contrate profissionais capacitados e regulamentados, guias para as trilhas e empresas normalizadas que realmente priorizem a segurança do viajante em seus serviços oferecidos.

3. Fique ciente de que para qualquer viagem existem riscos e você pode minimizá-los

E para minimizar os riscos e viver boas experiências, não meça esforços para realizar um bom planejamento. À vista disso, certifique-se de verificar a previsão do tempo para o período de viagem e de realização das atividades, assim, certificando-se de que as condições meteorológicas são favoráveis. Além disso, sempre siga as instruções do guia de turismo e atente-se às sinalizações dos locais visitados, leve o seu dispositivo móvel com a bateria carregada, avise amigos e família sobre os seus planos para as atividades do dia e, também, respeite os seus próprios limites físicos e psicológicos para praticar qualquer atividade.

VISITE MONTE VERDE!

Não há dúvidas que presenciar tudo o que o aconchegante distrito de Camanducaia tem a oferecer soma para uma experiência que vai além do descrito. Dito isso, apenas visitando Monte Verde para realmente vivenciar o quão fantástica a viagem pode ser!

Monte Verde é um destino incomparável, assim como reforça Isabella Di Lascio, o destino está localizado próximo a São Paulo, oferece um contato revigorante com a natureza, dispõe de vistas incríveis para montanhas e araucárias centenárias, possui uma gastronomia riquíssima e múltiplos passeios off-road.

As opções são das mais diversas e para todos públicos nesse destino sem igual. Então, planeje-se e prepare-se para momentos inesquecíveis na suíça mineira, Monte Verde!

Todas as dicas e sugestões deste post foram construídas especialmente para seu planejamento de viagem. Este trabalho foi feito pela Associação Férias Vivas em conjunto com a viajante e voluntária Pamela Ferreira.

Digo por nós (Esquilo Hotel), passamos por inúmeras adaptações e investimentos, desde treinamentos de capacitação, compras de equipamentos de EPI e mudanças diárias referentes à rotina e logística.”
ISABELLA DI LASCIO
0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG  é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o aplicativo Eu Vivi Esta Experiência, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos