Project Description

PETRÓPOLIS

O QUE SABER ANTES DE IR

Petrópolis é considerada a segunda cidade mais segura em termos patrimoniais do Estado. Mas se você estiver planejando alguma atividade na natureza, sua experiência dependerá da empresa contratada e da infraestrutura do destino visitado. Por isso fique atento.

A falta de fiscalização no Brasil deixa o turista correr riscos desnecessários. Além disso, permite que muitos estabelecimentos operem sem sequer saber que há regras mínimas obrigatórias de segurança. Estabelecimentos estes que não estão preocupados em atuar de forma legalizada, e muito menos em treinar suas equipes, realizar manutenção de seus equipamentos ou zelar pelas famílias que hospedam. Prestadores de serviços que não possuem qualificação não sabem reconhecer uma situação de risco e não estão aptos para imprevistos e emergências.

Felizmente, Petrópolis é um destino de referência nacional e você encontra empresas de qualidade oferecendo as atividades. Além disso, a Associação de Guias de Turismo de Petrópolis pode te ajudar.

Você já sabia que existe uma norma criada para definir regras de segurança para atividades de turismo?

Pergunte sempre se a empresa que vai prestar os serviços está operando dentro da norma ABNT ISO 21101. Esta é a norma que define os requisitos de Sistema de Gestão de Segurança. Uma empresa operando dentro das normas irá realizar previamente a avaliação dos riscos das atividades e oferecer equipamentos de proteção de individual. Além de realizar o correto treinamento da equipe e se preparar com protocolos de atendimento emergencial, para colocar em prática se necessário.

Caso não receba orientações sobre a sua segurança ou caso tenha a impressão de que o local está descuidado, desista do passeio. E, principalmente, não escolha só pelo preço. No turismo, o barato sai caro! Fique sempre atento à capacitação dos profissionais antes da contratação de sua viagem. Uma empresa que trabalha com segurança e com profissionais credenciados oferecerá maior tranquilidade para a sua viagem.

DICAS PRECIOSAS

1. Quem possui costume de viajar sozinho não deve se esquecer de informar alguém sobre seus planos. Esta medida de precaução será essencial em caso de emergências.

2. Sempre fique atento às condições climáticas no período de sua viagem, se estiver com o tempo nublado melhor procurar passeios que não sejam na natureza.

3. Nas férias, mantenha os mesmos cuidados que toma no dia-a-dia. Certifique-se que você está em boas condições físicas e mentais para realizar as atividades.

4. Busque uma agência de viagem que se preocupa com sua segurança.

Falar sobre integridade física ao planejar uma viagem pode parecer um exagero para quem olha o mercado de turismo de fora. Porém, quem acompanha a Associação Férias Vivas sabe que a quantidade de guias piratas, hotéis irregulares e agências negligentes é gigantesca. A Associação Férias Vivas já acompanhou mais de 3860 acidentes de turismo. Suas causas estão relacionadas à falta de sinalização, à incapacitação dos profissionais locais e à imprudência de alguns turistas.

O que mais chama atenção é que 99% dos acidentes de turismo poderiam ser evitados.

Com a quantidade imensa de empresas na web, fica difícil para nós como turistas separar as empresas que são legítimas daquelas que estão colocando sua vida em risco. Conheça a consultoria da UPack Experiências e Vivências para montar a sua viagem com tranquilidade.

A UPack Experiências e Vivências apoia a nossa causa, pois acredita que o turismo e a segurança andam de mãos dadas. Trabalhamos em parceria para que cada atividade seja planejada de modo seguro e com responsabilidade. O lucro da agência de viagens é destinado para manter as ações de conscientização realizadas pela Associação Férias Vivas.

PETRÓPOLIS – RIO DE JANEIRO

O clima ameno, as construções históricas e a vegetação abundante são grandes atrativos turísticos de Petrópolis. Fundada por iniciativa do Imperador Dom Pedro II (seu nome vem da junção da palavra em latim Petrus (Pedro) com o grego Pólis (cidade), ficando “Cidade de Pedro”).

A cultura de Petrópolis está diretamente ligada ao período imperial do Brasil. Sendo apelidada como Cidade Imperial, a cidade possui um grande acervo de teatros, museus, e palácios que remetem ao período. Por isso, hoje possui um dos museus de história mais importantes do Brasil, o Museu Imperial. Construído entre 1845 e 1862, como Palácio de Dom Pedro II, possui acervo constituído por peças ligadas à monarquia brasileira, incluindo mobiliário, documentos, obras de arte e objetos pessoais de integrantes da família real.

Além dele a cidade possui o Museu de Cera de Petrópolis, Museu Casa Santos Dumont, Museu Casa do Colono, Casa da Princesa Isabel e Palácio Rio Negro, todos localizados no centro da cidade.

ATRAÇÕES

A alta temporada do turismo em Petrópolis se inicia em junho, com a realização da Bauernfest festa do colono alemão, e o início do inverno, que atrai turistas para a cidade pelo clima tipicamente frio.

Em agosto , logo após a Bauernfest , a cidade realiza o Bunka-Sai, festival anual de cultura japonesa e em setembro, o Serra Serata, festival anual que celebra a imigração e a cultura italiana.

Já o Parque Nacional Serra dos Órgãos é a melhor pedida para quem quer passar um dia em contato intenso com a natureza. Programe-se para ficar o dia inteiro por lá, pois há diversas trilhas e cachoeiras.

O Circuito das Bromélias é indicado para quem quer uma caminhada de nível fácil. São só 30 minutos de caminhada e pelo caminho ainda há alguns poços para se refrescar como o Poço dos Primatas.

Também há algumas trilhas intermediárias como a famosa Véu da Noiva e algumas mais pesadas, como o Morro Açú, que leva 6h de caminhada e exige muito preparo físico.

NOVOS PROTOCOLOS

Segue ainda um recado da Associação dos Guias de Turismo de Petropolis:

“Com a pandemia mundial provocada pelo novo corona vírus, a cidade de Petrópolis foi esvaziada. Os turistas cancelaram suas viagens para o município e o comércio está fechado até que tudo se restabeleça. E a cidade, que tem como uma das suas principais fontes de renda o turismo, está deixando de receber milhares de visitantes.

Pensando nisso, o Petrópolis Convention e Visitors Bureau lançou a campanha “Não Cancele, Remarque” no sentido de mostrar a todos que essa é uma situação atípica e que, quando tudo passar, Petrópolis estára aqui para receber de volta todos os seus turistas e visitantes.

Sabemos que o momento é de instabilidade econômica em todo o mundo, pois a crise é mundial e todos os países atingidos pelo novo corona vírus estão em isolamento. Isso não é diferente no Brasil. Mas todas as crises passam e temos certeza que o futuro nos reserva melhores dias. Por isso, não cancele sua viagem. Remarque. Petrópolis continuará aguardando você de braços abertos. Tenha a certeza que os melhores momentos de sua viagem e os melhores serviços estejam garantidos.”

“O Turismo está voltando, aos poucos, mas a pandemia ainda não acabou. É necessário que profissionais de Turismo e viajantes continuem seguindo os protocolos e se cuidando.”

Associação dos Guias de Turismo de Petrópolis
0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos