Project Description

RIO DE JANEIRO

O QUE SABER ANTES DE IR

Se não é sua primeira visita à cidade maravilhosa, você precisa conhecer as atrações que fazem sucesso para além dos famosos cartões postais. Fuja do óbvio: a cidade oferece roteiros de ecoturismo que valem muito a pena. É a perfeita combinação de natureza durante o dia e agito pela cidade durante a noite.

A sua experiência dependerá da empresa contratada e da infraestrutura do destino visitado. Por isso fique atento, pois a falta de fiscalização no Brasil deixa o turista correr riscos desnecessários. Além disso, permite que muitos estabelecimentos operem sem sequer saber que há regras mínimas obrigatórias de segurança. Estabelecimentos estes que não estão preocupados em atuar de forma legalizada, e muito menos em treinar suas equipes, realizar manutenção de seus equipamentos ou zelar pelas famílias que hospedam. Prestadores de serviços que não possuem qualificação não sabem reconhecer uma situação de risco e não estão aptos para imprevistos e emergências.

Tem oferta para todos os gostos e para usufruir da melhor experiência sem cair em roubadas é preciso buscar referências.

Você já sabia que existe uma norma criada para definir regras de segurança para passeios de aventura?

Pergunte sempre a empresa que vai prestar os serviços está operando dentro da norma ABNT 21.101. Esta é a norma que define os requisitos de Sistema de Gestão de Segurança para o turismo de aventura. Um empresa operando dentro das normas irá realizar previamente a avaliação dos riscos das atividades e oferecer equipamentos de proteção de individual. Além de realizar o correto treinamento da equipe e se preparar com protocolos de atendimento emergencial, para colocar em prática se necessário.

Caso não receba orientações sobre a sua segurança ou caso tenha a impressão de que o local está descuidado, desista do passeio. E, principalmente, não escolha só pelo preço. No turismo, o barato sai caro! Fique sempre atento à capacitação dos profissionais antes da contratação de sua viagem. Uma empresa que trabalha com segurança e com profissionais credenciados oferecerá maior tranquilidade para a sua viagem.

DICAS PRECIOSAS

  1. Quem possui costume de viajar sozinho não deve se esquecer de informar alguém sobre seus planos. Esta medida de precaução será essencial em caso de emergências.
  2. Sempre fique atento às condições climáticas no período de sua viagem, se estiver com o tempo nublado melhor procurar passeios que não sejam na natureza.
  3. Nas férias, mantenha os mesmos cuidados que toma no dia-a-dia. Certifique-se que você está em boas condições físicas e mentais para realizar as atividades.
  4. Busque uma agência de viagem que se preocupa com sua segurança.

Falar sobre integridade física ao planejar uma viagem pode parecer um exagero para quem olha o mercado de turismo de fora. Porém, quem acompanha a Associação Férias Vivas sabe que a quantidade de guias piratas, hotéis irregulares e agências negligentes é gigantesca. A Associação Férias Vivas já acompanhou mais de 3860 acidentes de turismo. Suas causas estão relacionadas à falta de sinalização, à incapacitação dos profissionais locais e à imprudência de alguns turistas.

O que mais chama atenção é que 99% dos acidentes de turismo poderiam ser evitados.

Com a quantidade imensa de empresas na web, fica difícil para nós como turistas separar as empresas que são legítimas daquelas que estão colocando sua vida em risco. Conheça a consultoria da UPack Experiências e Vivências para montar a sua viagem com tranquilidade.

A UPack Experiências e Vivências apoia a nossa causa, pois acredita que o turismo e a segurança andam de mãos dadas. Trabalhamos em parceria para que cada atividade seja planejada de modo seguro e com responsabilidade. O lucro da agência de viagens é destinado para manter as ações de conscientização realizadas pela Associação Férias Vivas.

RIO DE JANEIRO – RJ

Rio de Janeiro é um dos pontos turísticos mais conhecidos do Brasil, e a fama do destino não é à toa, além dos famosos pontos turísticos conhecidos internacionalmente (Cristo Redentor, Copacabana e Pão de Açúcar). O destino guarda muitos atrativos incríveis, que estão à sua espera.

Quando o assunto é ecoturismo o Rio de Janeiro disponibiliza uma variedade de lugares e atividades, as paisagens naturais do Rio são espetaculares, e nada melhor do que observar a natureza de perto pela diversas trilhas da região. A da Pedra Bonita é uma trilha muito procurada por turista por ser mais tranquila para famílias, ela tem mirantes lindos, que oferece uma vista privilegiada da Pedra da Gávea e do Morro Dois Irmãos.

Se estiver viajando em família e procurando uma atividades diferente, no Rio você encontra opções inesquecíveis para aproveitar com as crianças. Consulte as atividades oferecidas pelo Rapha Raine, com práticas desenvolvidas ao ar livre, utilizando o montanhismo e a escalada  (experiências inesquecíveis), como ferramentas de auto desenvolvimento de crianças, colocando os pequenos em contato com a natureza de maneira lúdica e segura.

Para quem gosta de plantas e animais marinhos, o Jardim Botânico e o AquaRio são paradas obrigatórias.

E depois de um dia agitado cheio de atividades, as praias são excelentes opções para passar um final de tarde mais tranquilo, a  praia do Arpoador é uma das  mais procuradas para observar o pôr do sol.

O Rio de Janeiro aos poucos está reabrindo os seus pontos turísticos – seguindo todas as medidas de segurança.

O RIO VISTO DO ALTO

Como funciona a aula experimental de escalada em plena montanha?

A aula experimental é também chamada de batismo de escalada. Ela é comandada pelo Rapha Raine, profissional experiente, no Morro da Babilônia no bairro da Urca, que fica na zona sul carioca.

O acesso e feito pela recepção do bondinho do Pão de açúcar rumo a área de escalada. O acesso é restrito somente junto a escaladores.  Por isso a importância de ir com um profissional credenciado pela Associação de Guias, Instrutores e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro (Aguiperj). Com uma curta caminhada por trilha de aproximadamente 5 a 10 minutos, o grupo chega à base das vias.

Na base, são colocados os capacetes para que todos fiquem em segurança durante a colocação de equipamentos. É uma área natural, então é sempre necessário se planejar para evitar riscos desnecessários. Por exemplo, caso caia alguma pedra ou algum escalador acima deixe cair algum equipamento, o participante estará protegido.

É realizado um treinamento e o cliente vai no seu ritmo, podendo escalar até 30 metros de altura. Durante toda a escalada, uma corda acima oferece segurança. E se em qualquer ponto, você assim decida, o guia pode descer o grupo com segurança para a base. A este tipo de segurança se dá o nome de “top rope”. Legal né? É uma medida que além de segurança, traz conforto e paz de espírito. Isso faz toda a diferença na hora de curtir o passeio. É o sistema de escalada mais seguro e controlado para atividades com iniciantes. Se você nunca fez escalada na vida, irá se sentir à vontade. A sensação de escalar empodera as pessoas e sentimentos afloram em um total poder de realização.

O visual é um capítulo à parte. É incrível!

Você vai curtir diferentes ângulos da cidade maravilhosa de uma maneira nova e tendo a experiência recompensadora para seu corpo e mente. A autoconfiança de estar interagindo com a natureza neste nível é mágico e recompensador.

Ficou com vontade? A equipe opera em dois horários por dia: na manhã, entre 7h e 8h e à tarde entre 14h e 15h. No verão, para mais conforto térmico, o horário passa para a partir das 16hs. A preocupação com o conforto é constante: as atividades são sempre em locais com sombra na parede ou com sol mais fraco.

Se você amar a experiência de batismo, poderá seguir como aluno e fazer outros cursos mais avançados em locais diferentes do Rio de Janeiro, como no Morro da Urca e nas montanhas ao entorno lagoa Rodrigo de Freitas. Todos na zona sul do Rio em belos cartões postais. Fotão garantido!

O passeio inclui todo o aluguel de equipamentos de proteção individual na escalada: par de sapatilhas específicas, capacete com certificação UIAA e CE, cadeirinha boldrier, fita de auto segurança e aparelho de segurança para o rapel que também esta incluído na atividade.

Todas as atividades são ministradas e controladas por um profissional de escalada certificado (lembra que falamos da Aguiperj lá em cima? Fique atento! É a única certificadora de profissionais de escalada no Brasil, tem sede no Rio de Janeiro e abriga em seu quadro profissionais certificados de outros estados do Brasil.)

Conheça na prática como funciona uma experiência segura no Rio de Janeiro! Depois, compartilhe sua experiência aqui com a gente!

Todas as dicas e sugestões deste post foram construídas especialmente para seu planejamento de viagem. Este trabalho foi feito pela Associação Férias Vivas em conjunto com o especialista e guia local Rapha Raine.

“A escalada traz um enorme benefício para as crianças. Auto estima, resolução de problemas, foco, concentração, contato com a natureza. A prática de maneira lúdica e com brincadeiras é a melhor metodologia para as crianças brincarem de escalada.

RAPHA RAINE • Instrutor de escalada e embaixador Férias Vivas
0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos