Project Description

SERRA DA MANTIQUEIRA

SERRA DA MANTIQUEIRA

No sul de Minas Gerais até, a região da Serra da Mantiqueira está no nosso imaginário como um destino romântico, de contato com a natureza, vinho e lareira. E nessa combinação perfeita, se destaca Gonçalves, a 220 km de São Paulo pelo caminho de São José dos Campos. Apelidada carinhosamente de Pérola da Mantiqueira, a cidade é um verdadeiro achado! As pousadas são charmosas, a comida é fabulosa e o destino ainda conta com várias opções de Ecoturismo.

A começar pelas cachoeiras, que são localizadas perto do centro e permitem um passeio pela parte da manhã ou de dia inteiro, como for a vontade do viajante. As mais conhecidas são a cachoeira Sete Quedas e a Cachoeira do Simão. Você com certeza verá que no mapa a cidade possui cerca de 30 cachoeiras, mas nem todas são abertas ao público ou possuem infraestrutura para acesso, portanto, busque aquelas que de fato são turísticas e irão permitir um bom momento de relaxamento.

A lista de pedras para que ama montanhismo também garante belas vistas! A Pedra do Forno é nossa favorita. A trilha é feita pela mata, o que garante um passeio agradável pela sombra e permite escutar os cantos dos pássaros como trilha sonora da caminhada.

O QUE SABER ANTES DE IR

Fazer turismo na Serra da Mantiqueira é se proporcionar um momento de conexão com a natureza em que você desafia seus limites em atividades pré-programadas. Se for prestada por profissionais qualificados, a chance de ter problemas diminuem drasticamente e o passeio se torna pura curtição.

A sua experiência dependerá da empresa contratada e da infraestrutura do destino visitado. Por isso fique atento, pois a falta de fiscalização no Brasil deixa o turista correr riscos desnecessários. Além disso, permite que muitos estabelecimentos operem sem sequer saber que há regras mínimas obrigatórias de segurança. Estabelecimentos estes que não estão preocupados em atuar de forma legalizada, e muito menos em treinar suas equipes, realizar manutenção de seus equipamentos ou zelar pelas famílias que hospedam. Prestadores de serviços que não possuem qualificação não sabem reconhecer uma situação de risco e não estão aptos para imprevistos e emergências.

Felizmente, na Serra da Mantiqueira você encontra roteiros incríveis que unem foco na experiência do turista com segurança.

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA

Outro diferencial super importante: antes de serem colocadas no mercado, todas as atividades turísticas que a agência oferece passam por um longo processo de roteirização, avaliação e inventário de riscos. A equipe elenca os principais pontos de preocupação e tomadas as devidas providências para minimização de riscos nas operações. A partir desse estudo que foi tomada a decisão de disponibilizar perneiras e bastão de caminhadas para os clientes. Todos os circuitos são vistoriados no início de toda temporada, diminuindo assim as chances de imprevistos pelo caminho. Esses procedimentos mostram que para a empresa a segurança do turista vem em primeiro lugar. Sempre busque empresas que possuem esse know-how antes de contratar um passeio de ecoturismo.

E os novos protocolos de segurança sanitária também foram considerados, é claro. A utilização de máscara é obrigatória, assim como a aferição da temperatura e o uso do oxímetro de pulso como precaução extra de detecção do COVID-19 a partir da medida de saturação de oxigênio. A Mantiqueira Ecoturismo disponibiliza para consulta os protocolos de segurança criados para diminuir o risco de contágio e cuidar da saúde de todos.

A equipe da Mantiqueira Ecoturismo possui alta qualificação e treinamentos em primeiros socorros. Com diversos cursos no currículo, os condutores de todas as atividades tem autonomia e capacitação para atender as intercorrências que podem surgir.

Quando falamos em segurança, pensamos logo em capacete, cinto de segurança e guarda corpo de proteção. Mas a segurança começa muito antes, nas capacitações e nos cursos que são feitos periodicamente, incluindo conhecimentos em primeiros socorros e simulados de resgates. Não é exagero, acidentes de turismo são mais frequentes do que imaginamos. E se caso um acidente aconteça, é essencial estar acompanhado de uma equipe bem treinada, que saiba utilizar os equipamentos de primeiros socorros e realizar um plano de atendimento emergencial.

Você já sabia que existe uma norma criada para definir regras de segurança para passeios de aventura?

Pergunte sempre a empresa que vai prestar os serviços está operando dentro da norma ABNT 21.101. Esta é a norma que define os requisitos de Sistema de Gestão de Segurança para o turismo de aventura. Um empresa operando dentro das normas irá realizar previamente a avaliação dos riscos das atividades e oferecer equipamentos de proteção de individual. Além de realizar o correto treinamento da equipe e se preparar com protocolos de atendimento emergencial, para colocar em prática se necessário.

Caso não receba orientações sobre a sua segurança ou caso tenha a impressão de que o local está descuidado, desista do passeio. E, principalmente, não escolha só pelo preço. No turismo, o barato sai caro! Fique sempre atento à capacitação dos profissionais antes da contratação de sua viagem. Uma empresa que trabalha com segurança e com profissionais credenciados oferecerá maior tranquilidade para a sua viagem.

DICAS PRECIOSAS

  1. Quem possui costume de viajar sozinho não deve se esquecer de informar alguém sobre seus planos. Esta medida de precaução será essencial em caso de emergências.
  2. Sempre fique atento às condições climáticas no período de sua viagem, se estiver com o tempo nublado melhor procurar passeios que não sejam na natureza.
  3. Nas férias, mantenha os mesmos cuidados que toma no dia-a-dia. Certifique-se que você está em boas condições físicas e mentais para realizar as atividades.
  4. Busque uma agência de viagem que se preocupa com sua segurança.

Com a quantidade imensa de empresas na web, fica difícil para nós como turistas separar as empresas que são legítimas daquelas que estão colocando sua vida em risco. Conheça a consultoria da UPack Experiências e Vivências para montar a sua viagem com tranquilidade.

A UPack Experiências e Vivências apoia a nossa causa, pois acredita que o turismo e a segurança andam de mãos dadas. Trabalhamos em parceria para que cada atividade seja planejada de modo seguro e com responsabilidade. Parte do lucro da agência de viagens é destinado para manter as ações de conscientização realizadas pela Associação Férias Vivas.

“Todas as medidas que tomamos é para a segurança de todo mundo para que possamos voltar a desfrutar da natureza com segurança.”

HENRIQUE BAUMGARTNER • Sócio da Mantiqueira Ecoturismo
0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos