Project Description

TEFÉ- AMAZONAS

O QUE SABER ANTES DE IR

Um destino de sossego e conexão para a família. Como explicar a conexão que sentimos em meio às poderosas águas rodeadas pela floresta amazônica. Com acesso somente por barco, a região é um convite para se desconectar das redes e se reconectar consigo mesmo.

Quem conhece a floresta amazônica não esquece jamais.

DICAS PRECIOSAS

  1. Quem possui costume de viajar sozinho não deve se esquecer de informar alguém sobre seus planos. Esta medida de precaução será essencial em caso de emergências.
  2. Sempre fique atento às condições climáticas no período de sua viagem, se estiver com o tempo nublado melhor procurar passeios que não sejam na natureza.
  3. Nas férias, mantenha os mesmos cuidados que toma no dia-a-dia. Certifique-se que você está em boas condições físicas e mentais para realizar as atividades.
  4. Busque uma agência de viagem que se preocupa com sua segurança.

Falar sobre integridade física ao planejar uma viagem pode parecer um exagero para quem olha o mercado de turismo de fora. Porém, quem acompanha a Associação Férias Vivas sabe que a quantidade de guias piratas, hotéis irregulares e agências negligentes é gigantesca. A Associação Férias Vivas já acompanhou mais de 3860 acidentes de turismo. Suas causas estão relacionadas à falta de sinalização, à incapacitação dos profissionais locais e à imprudência de alguns turistas.

O que mais chama atenção é que 99% dos acidentes de turismo poderiam ser evitados.

Com a quantidade imensa de empresas na web, fica difícil para nós como turistas separar as empresas que são legítimas daquelas que estão colocando sua vida em risco. Conheça a consultoria da UPack Experiências e Vivências para montar a sua viagem com tranquilidade.

A UPack Experiências e Vivências apoia esta causa, pois acredita que o turismo e a segurança andam de mãos dadas. Trabalhamos em parceria para que cada atividade seja planejada de modo seguro e com responsabilidade. O lucro da agência de viagens é destinado para manter as ações de conscientização realizadas pela Associação Férias Vivas.

TEFÉ – AMAZONAS

Um destino para quem cansou do mesmismo. A cidade fica no interior do estado do Amazonas (está distante 523 quilômetros de Manaus). Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, é de apenas 59 547 habitantes.

Seu nome se dá ao fato de estar às margens do lago Tefé, formado pelo alargamento do rio de mesmo nome, que é um dos afluentes do Rio Solimões. Você pode ver pelas fotos a magia que é estar nesse lugar.

GESTÃO DA SEGURANÇA

Antes de escolher a pousada e fechar o seu pacote de passeio, você precisará fazer a sua lição de casa. Esta consiste em entrar em contato com os prestadores de serviço e se informar sobre as medidas de gestão de riscos que estão sendo colocadas em prática. Sinta-se à vontade para tirar as suas dúvidas, temos certeza que os profissionais que investiram nessa área ficarão felizes em explicar ao cliente o seu diferencial.

Suas questões devem envolver a gestão de riscos das atividades em meio à natureza, os cuidados de manutenção da infraestrutura do hotel e os protocolos de segurança sanitária. Conheça o exemplo da equipe do UAKARI LODGE, que preparou cuidadosamente Protocolos de Biosegurança para serem seguidos daqui para frente. Veja que interessante são as medidas colocadas em prática:

  • Higienizar de materiais de uso compartilhado.
  • Disponibilização de álcool em gel 70% nos quartos dos hóspedes e áreas comuns.
  • Uso obrigatório de máscaras por todos (colaboradores e turistas) durante todo os momentos de interação.
  • Aferição de temperatura na entrada e na saída de hóspedes e staff.
  • Aferição de saturação de oxigênio na entrada e na saída de hóspedes e staff.
  • Máscaras para venda aos hóspedes;
  • Água potável de forma ilimitada durante toda estadia.

Ainda para garantir a segurança dos hóspedes, estes “deverão informar peso e número de calçados no ato da reserva, possibilitando dessa forma a higienização e disponibilização de coletes e botas de tamanho adequado. Os coletes deverão ser higienizados, sendo enviados no barco transfer para pickup dos hóspedes em Tefé. As botas serão higienizadas e identificadas, sendo disponibilizadas aos hóspedes na chegada à pousada.”

O Uakari Lodge é uma pousada flutuante gerida em Tefé pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, que além da segurança dos hóspedes também prioriza a segurança das comunidades ribeirinhas do local. Um exemplo de ética responsável que deve ser compartilhado para servir como boa prática do setor.

TURISMO RESPONSÁVEL

Durante sua viagem, conte também com o conhecimento dos profissionais locais. Os prestadores de serviços turísticos (o guia, a equipe da pousada, os vendedores de água de coco e o dono do restaurante) podem oferecer suporte para identificar se há ou não perigo para entrar no mar. Portanto, não tenha receio de tirar suas dúvidas. Nada mais natural, já que como turista você não está habituado à região. Essa curiosidade extra pode salvar a sua vida.

Agora, sempre respeite a orientação recebida!

Para facilitar e sensibilizar um número maior de pessoas, algumas pousadas estão incorporando na rotina ações para disponibilizar essas informações para o turista. O cliente recebe um material completo sobre como garantir a sua segurança junto com o material de recepção aos hóspedes. Isso é ótimo!

As boas práticas do mercado de turismo são registradas no mapeamento colaborativo do Aplicativo Eu Vivi. Nele, você encontra outras experiências que irão guiá-lo para ter mais segurança e tranquilidade nas suas viagens. Conheça e baixe o aplicativo clicando na imagem abaixo!

Este artigo foi escrito com a ajuda de Gustavo Pinto do UAKARI LODGE.

0 Anos
de atuação
0
Pesquisadores e voluntários
+0
Casos acompanhados

INFORMAÇÃO SALVA VIDAS

A Associação Férias Vivas criou um portfólio de ações voltadas para a disseminação do turismo consciente. No site da ONG é disponibilizada uma biblioteca dedicada ao tema, com dicas de prevenção e segurança, artigos de gerenciamento de risco, análises sobre a legislação vigente, assim como orientações jurídicas para as famílias vítimas de acidentes.

Recentemente, lançamos o Aplicativo EU VIVI, uma ferramenta colaborativa que melhora a experiência dos turistas nas viagens e contribui para o aumento da segurança das atividades turísticas.

Projetos