Project Description

SEMINÁRIOS DE SENSIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA SP ECOAVENTURA

SEBRAE-SP E SETUR SP

Contexto

Os seminários de sensibilização fazem parte da estratégia do programa Programa SP EcoAventura, realizado pelo Sebrae-SP, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, O principal objetivo do programa é fortalecer a cultura da qualidade, a gestão da segurança e a competitividade das empresas do segmento do ecoturismo e turismo de aventura. Efetivamente, o programa contribuiu com recursos financeiros e técnicos para a futura certificação de 120 atividades de turismo de aventura conforme a norma ABNT NBR ISO 21101:2014 – Turismo de aventura – Sistemas de gestão da segurança – Requisitos.

Desafio

Introduzir a problemática da prevenção de acidentes para os empresários de turismo de aventura do Estado de São Paulo de forma a prepará-los para as capacitações técnicas.

Solução

Em alinhamento com o objetivo pretendido com o programa SP EcoAventura, a Férias Vivas Consultoria colocou à disposição o seu conhecimento para a sensibilização inicial dos empresários participantes. Foi apresentada uma visão disruptiva sobre acidentes de turismo, tratando-os como indicador primordial para a compreensão e desenvolvimento da segurança, tomando-se por base os requisitos das normas de Sistema de Gestão da Segurança e de Informações para Participantes.

A Férias Vivas Consultoria destacou os aspectos da segurança turística sob a perspectiva do turista. Mais do que isso, trouxe uma reflexão sobre as causas de acidentes de turismo e suas diferentes formas de prevenção a partir da conclusão dos resultados obtidos em anos de mapeamento da segurança turística. Também foram apresentadas as doferentes frentes de atuação da Associação Férias Vivas.

Os seminários foram realizados no formato presencial e assíncrono tiveram como público: empresários, representantes do setor público e associações do setor de turismo, totalizando mais de 900 pessoas em 200 municípios organizados em oitos polos turísticos do Estado de São Paulo.

Essa é uma oportunidade de diálogo importante, pois possibilita a nós, gestores públicos, levar questões de segurança aos empreendimentos turísticos e, por outro lado, permite aos empresários trazerem questionamentos e sugestões de como as políticas públicas podem ajudar na expansão consciente das atividades de ecoturismo.

Rodrigo Ramos • COORDENADOR DE TURISMO E VIAGENS DA SETUR SP

Sobre a consultoria

Silvia Basile

Constituímos, em 2002, a Associação Férias Vivas que já trabalhou na elaboração de 41 Normas Técnicas ABNT NBR de Turismo de Aventura, sendo 17 Normas Técnicas internacionais ABNT NBR ISO. Junto com embaixadores e parceiros, criamos assim padrões de qualidade e segurança nas atividades de turismo no Brasil. Em 20 anos de atuação na área de conscientização e prevenção de acidentes no turismo, esta vivência proporcionou aos consultores da Associação Férias Vivas a capacidade analítica e a experiência prática para a implantação de projetos de gerenciamento de risco em destinos de turismo. Nossa articulação com o setor público se faz eficaz ao comprovar que iniciativas de sensibilização e gestão da segurança são essenciais para o desenvolvimento responsável do turismo.

  • sbasile@feriasvivas.org.br