Loading...

TEMAS ESTRATÉGICOS

Ações de capacitação são essenciais para o desenvolvimento de um polo turístico coeso e profissional. No mercado de turismo é muito mais difícil ser bem sucedido atuando de forma isolada. Parceiros agregam conceitos novos, testam estratégias de divulgação e ajudam a destacar o destino no cenário nacional e internacional.

Uma iniciativa que vai exatamente nessa linha aconteceu na Chapada dos Veadeiros: profissionais ofereceram seu tempo e dedicação em aulas de capacitação para guias de turismo e condutores de visitantes que trabalham na região.

Todos os professores eram profissionais já experientes e,  por meio de atividades teóricas e práticas, contribuíram para o aprofundamento de diversos temas como:

  • Interpretação ambiental
  • Fauna e flora do cerrado
  • Geologia, geografia, história da ocupação da Chapada dos Veadeiros
  • Técnicas de condução de grupos
  • Cordas e nós
  • Primeiros socorros
  • Salvamento
  • Manejo de fogo

Cada vez mais encontramos profissionais que veem a importância de compartilhar os seus conhecimentos e boas práticas para tornar a experiência do turista mais segura e, assim, mais divertida. Confira nas imagens como o curso foi dinâmico e criativo:

INSTRUTORES

O embaixador da Férias Vivas, Ion David, foi um dos instrutores que ofereceu sua experiência para as aulas. Elas foram baseadas na norma ABNT NBR 15285, usando técnicas indispensáveis de comunicação em grupo e preleção, liderança, tomada de decisão, interpretação ambiental, planejamento e técnicas de travessia de rios.

Joana Sanches também foi recrutada para a missão. Ela é mestre em Geologia do Cerrado pela UNB e ofereceu seus conhecimentos sobre as formações geológicas da Chapada do Veadeiros e da região no entorno.

Projetos como este são um exemplo de que é possível, sim, fazer a diferença. Profissionais como o Ion e a Joana estão dispostos a crescer juntos, a ajudar e a valorizar ainda mais sua região na área do turismo.

Cada profissional que participou do curso, como aluno ou professor, contribuiu para um turismo mais qualificado. Os próprios participantes reconheceram a importância de receber essas aulas, podendo de agora em diante oferecer um serviço de maior valor agregado para os turistas.

A Associação Kalunga foi responsável pela iniciativa e organização desses cursos.

E você, já fez a sua parte na construção de um turismo mais seguro?

O turismo no Brasil só tem a ganhar com essas ações! Apoie, participe e divulgue essas iniciativas se você também vê que a segurança nas atividades deve vir em primeiro lugar.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Ir ao Topo