SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA

Difundir a cultura de Prevenção e Segurança consiste na crença, prática e atitudes compartilhadas por todos os níveis do serviço.

Neste ambiente todos se sentem responsáveis pela segurança em seu dia-a-dia suplantando a “responsabilidade da profissão” a ponto de identificar condições e atitudes de risco, interferindo para saná-las mesmo que não seja de sua responsabilidade.

Para todas as atividades de aventura, existe uma lista de requisitos a serem seguidos, estes estão listados na Lei Geral de Turismo – Decreto 7381 e incluem a necessidade de oferecer seguro contra acidentes pessoais e de implementar na operação um Sistema de Gestão de Segurança (SGS).

O Sistema de Gestão de Segurança de cada atividade deve ser pensado de forma a oferecer segurança e qualidade.

Um Sistema de Gestão de Segurança deve incluir:

  • Ficha de dados do visitante com contato de emergência.
  • Avaliação dos riscos das atividades.
  • Equipamentos de proteção de individual.
  • Plano de treinamento da equipe.
  • Protocolos de atendimento emergencial.

ACESSO À NORMA ABNT NBR ISO 21.101

Este é o momento para aproveitar o acesso à norma ABNT NBR ISO 21.101, voltada para a implementação de Sistema de Gestão de Segurança em atividades de turismo de aventura e aplicável a todas atividades de turismo.

Para se cadastrar na ABNT e acessar a ABNT NBR ISO 21.101 > clique aqui.

Busque saber mais sobre a norma mais importante do setor com o Guia de Implementação muito completo desta mesma norma, que facilita o entendimento e dá dicas de como atender aos seus requisitos. Para acessar o GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA > clique aqui.

OPORTUNIDADES DE CURSO SOBRE SGS

Buscando um aprofundamento sobre a norma de Sistema de Gestão da Segurança no turismo?

1. O curso online da ABNT NBR ISO 21.101 ministrado por Alexandre Garrido esteve disponível nos dias 27 e 28 de maio e 4 e 5 de junho de 2020, das 14 h às 18 h.

Clique aqui para acessar mais informações sobre o curso. INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Saiba mais: