Loading...

CAMINHADA COM SEGURANÇA

Nada melhor do que uma boa caminhada ao ar livre! De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Brasil possui mais de 40 parques nacionais a serem visitados. O contato com a natureza, o prazer de uma trilha, o piquenique com os amigos e o encanto de belíssimas paisagens.

Mas muitas vezes a diversão pode se tornar um tormento, mesmo para os mais experientes. São inúmeros os acidentes e emergências registrados em trilhas no Brasil, desde aventureiros perdidos, quedas e luxações a incidentes fatais. Pensando nisso, a Associação Férias Vivas separou 8 dicas para você e sua família passearem com segurança e tranquilidade.

Veja como é simples usar o Aplicativo EU VIVI.

O Aplicativo EU VIVI é uma ferramenta inédita de mapeamento da segurança em atividades turísticas. Nosso objetivo é orientar o turista e os profissionais de turismo sobre a importância de identificar riscos e prevenir acidentes, garantindo, assim, segurança e tranquilidade para suas viagens.

Sua experiência foi positiva? Aproveite para valorizar o trabalho de profissionais que atuam com segurança!

Teve uma viagem frustrada? Não deixe que sua experiência seja em vão! Registre situações de risco e acidentes que você presenciou e contribua para evitar que outras pessoas virem vítimas da negligência e da falta de preparo técnico.

Agora que já conhece nosso app, vamos às dicas!

TURISMO SEGURO

 1.   Planejamento: Segurança em primeiro lugar!
Conheça a trilha a ser percorrida e planeje o roteiro para não se perder no meio da mata. Procure guias confiáveis e mapas, trace eventuais rotas de fuga e anote contatos de moradores e prestadores de serviços locais.

Respeite as suas limitações físicas. Você pode se machucar mesmo em trilhas “fáceis”. Se for principiante, faça caminhadas leves, sem muitas subidas e descidas. Mesmo em trilhas já conhecidas podem ocorrer imprevistos.

Comece cedo pela manhã e se organize para estar de volta no máximo ao meio da tarde, evitando assim problemas por falta de iluminação.

Evite os dias chuvosos, com possibilidade de chuva e após temporais. Trilhas molhadas são mais perigosas e aumentam os riscos de acidentes.

Dica: O aplicativo Parques do Brasil reúne informações sobre as principais unidades de conservação do país, incluindo: localizações geográficas, horários de funcionamento, descrição das trilhas, atividades disponíveis, condições de acessibilidade e preços de ingressos.

2.   Look trilheiro: Escolha roupas adequadas.
Calças e camisetas leves são a melhor opção. É fundamental que o calçado seja fechado, antiderrapante e confortável. Assim, você garante estabilidade e se protege de machucados e picadas de animais peçonhentos.

Leve uma troca de roupas secas caso as suas molhem.

Dê preferência a mochilas para ter sempre as mãos livres.

A temperatura em meio à natureza é geralmente mais baixa, então, em dias mais frios, reforce o vestuário, com meias de lã e casacos.

Bonés e chapéus são mais que acessórios e devem estar aliados ao uso do protetor solar, indispensável em qualquer esporte ao ar livre.

3.   Saco vazio não fica em pé: Esteja bem alimentado e hidratado.
É imprescindível que você leve água e alimentos para consumo durante o trajeto. Hidrate-se e alimente-se ao longo do passeio, a falta desses recursos pode provocar desidratação e desmaios.

São recomendadas reservas de alimentos e água em maior quantidade do que seriam ingeridos normalmente para o caso de emergências.

4.   Kit sobrevivência: Equipamentos básicos.
Você deve levar consigo: um pequeno kit de primeiros socorros, lanterna, agasalho impermeável, canivete e fósforos. Adicione à lista um pequeno cartão com informações essenciais como seu nome completo, tipo sanguíneo, endereço, nomes e contatos de emergência.

5.   Sempre conectados: Tenha um celular carregado.
Apesar da ideia ser entrar em contato com a natureza, use a tecnologia ao seu favor e leve um celular com a bateria carregada e, se possível, uma bateria extra. O aparelho pode ser fundamental em situações de resgate permitindo ligações para solicitar ajuda e o compartilhamento da localização em tempo real.

6.   Quem avisa, amigo é: Deixe alguém avisado.

Avise com antecedência um familiar ou amigo sobre os seus planos: local da caminhada, quem vai estar consigo, a data e o horário de retorno.

7.   Juntos vamos mais longe: Caminhe em grupo e com um guia de confiança.
Jamais fique sozinho! O número ideal por grupo é de, no mínimo, três integrantes. Assim, em caso de acidente, uma pessoa acompanha a vítima e outra busca socorro.

É recomendada a presença de um guia capacitado, com seguro e que cumpra as normas básicas de respeito à natureza.

8.   Espírito aventureiro: Atenção à trilha!
Deixe sinais visíveis pelo caminho como fitas coloridas amarradas em árvores ou pegadas bem marcadas. Isso orienta a retomar o caminho, caso necessário, bem como auxilia as equipes de resgate. Fique atento à trilha e ao mapa para não errar as direções.

Esteja focado ao local onde pisa, coloca as mãos, senta-se ou deita-se para descanso. Confira, ainda, seus objetos ao manuseá-los, já que insetos e animais peçonhentos podem ser atraídos ou procurar abrigo nesses utensílios.

Quando precisar retirar ou colocar um objeto na mochila ou mesmo quando for tirar uma foto da paisagem, jamais o faça em movimento.

Atenção constante ao caminho: paredões rochosos, despenhadeiros, fendas, tocas e pequenas grutas, bifurcações, locais pantanosos e escorregadios, brejos e atoleiros devem ser evitados.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre caminhadas? Clique aqui e informe-se.

A sua segurança começa por você! Ao planejar um passeio considere não somente o valor financeiro, mas a competência dos prestadores de serviços e mesmo, a condição e manutenção dos equipamentos fornecidos.

VOCÊ JÁ PASSOU APUROS EM UMA VIAGEM? PODEMOS AJUDÁ-LO!

Criada em 2002, a Associação Férias Vivas surgiu a partir de uma dolorosa constatação pessoal: a negligência e a falta de infraestrutura adequada podem transformar em pesadelo os mais desejados momentos de lazer. Fala-se em tragédia e casos fortuitos, mas estamos aqui para provar que essas ocorrências são fruto da falta de planejamento e do descaso com a qualidade do serviço.

Da perplexidade partimos para a luta – e hoje já contabilizamos um elenco expressivo de ações voltadas para a implantação de um turismo consciente, dando suporte e orientação tanto para o prestador de serviço como para o viajante.

Fale conosco: contato@feriasvivas.org.br | 11 5051-4160

ÚLTIMOS ARTIGOS

Ir ao Topo