DIVERSÃO E SEGURANÇA DEVEM ANDAR LADO A LADO

Viajar é uma ótima forma de aproveitar o nosso momento em família. Mas lembre-se que turismo é um assunto sério que requer muito cuidado e responsabilidade de todos os envolvidos, tanto dos prestadores de serviços como dos turistas.

O turismo traz um apelo muito bem explorado através das agências de viagem, revistas e sites especializados, que instigam no ideário do turista potencial o sonho das viagens.

É vendida a imagem da natureza, da aventura ou do descanso sem contratempos ou dias de chuva. Uma atmosfera de perfeição e sonho à prova de preocupações e possíveis problemas, o que seduz o consumidor.

Num segmento que cresce e entusiasma amadores e profissionais, é comum, por exemplo, que qualquer propriedade rural com atrativos naturais passe a ser vista como um enorme potencial de negócio. Assim, a família que possuía uma tradição na produção rural muda seu negócio, na maioria das vezes sem o embasamento e o conhecimento técnico para a criação de uma empresa de serviços. Pior, as condições precárias do serviço são disfarçadas como um “charme de rusticidade”.

Da mesma forma, barqueiros que fora de temporada vivem da pesca, durante a alta estação alugam e superlotam seus barcos para passeios em ilhas e praias afastadas, fornecendo seus serviços sem as condições mínimas de segurança. Só para citar algumas situações…

Um prestador consciente e responsável juntamente com um turista prevenido e prudente é a combinação perfeita para ter as férias mais divertidas, seguras, tranquilas e inesquecíveis.

Medidas de prevenção são o primeiro passo para se planejar uma viagem. Uma viagem vai muito além do que apenas escolher um destino e ir, existem cuidados que o turista pode e deve tomar antes mesmo de embarcar em uma aventura.

  1. Regra básica: tenha consciência de que acidentes podem ocorrer!
  2. Procure saber se a empresa que vai prestar os serviços durante a viagem trabalha com todos os métodos de segurança no momento de planejar seu destino. Uma empresa que trabalha com segurança e com profissionais credenciados, oferecerá maior tranquilidade para sua viagem.
  3. Informe-se sobre como vai estar a meteorologia no destino durante suas atividades e evite arriscar-se em meio à natureza se as condições de tempo não forem favoráveis.
  4. Faça pesquisas prévias sobre o local para conhecer os principais riscos da região e aprender com as experiências e relatos de outros viajantes. Desta maneira você fica ciente dos cuidados que precisará ter.
  5. Antes de entrar na água, confira a profundidade de rios, lagos e mares e sobre seus riscos de força natural como as correntezas e marés. Fazer uso de colete salva-vidas é essencial.
  6. Respeite seus próprios limites, se preparando psicologicamente e fisicamente antes de praticar uma atividade de turismo.
  7. Fique atento às sinalizações que o local possui e sempre preste atenção nas orientações que são passadas pelo guia/instrutor. Assim, evitará ações imprudentes que coloquem em risco a sua vida e a das outras pessoas.
  8. Nunca pratique uma atividade alcoolizado ou sob o efeito de substâncias que alterarem o seu tempo de reação e seu senso de perigo.
  9. Quem possui costume de viajar sozinho não deve se esquecer de informar alguém sobre seus planos. Esta medida de precaução será essencial em caso de necessidade de resgate.
  10. Sempre leve com você um telefone ou rádio comunicador. Ter conhecimento dos números de emergência locais, são coisas simples e que fazem uma grande diferença.
  11. Leve também um kit de primeiros socorros e procure se informar sobre a presença de doenças tropicais ou endêmicas peculiares do local e se necessário tome as vacinas contra elas.

Conhecer os detalhes da atividade praticada é essencial para evitar riscos.

CLIQUE EM CADA ATIVIDADE PARA CONHECER NOSSAS DICAS

Saiba mais:

Aprofunde seu conhecimento acessando estes conteúdos: